Editora

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU
Mais imagens

A Unesc reforçou sua presença na nova diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) com a eleição do editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam como conselheiro fiscal suplente para o mandato de 2023-2025.

A eleição e posse ocorreram durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 35ª Reunião Anual da ABEU, realizados recentemente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Lavras, Minas Gerais.

“Fiquei muito feliz e honrado em fazer parte da nova diretoria. Essa participação traz benefícios tanto para a própria Universidade quanto para o desenvolvimento e fortalecimento do setor editorial universitário como um todo. Essa representatividade fortalece a Universidade e contribui para o avanço da edição universitária no país”, disse Estevam.

O evento contou com a participação de representantes de diversas editoras universitárias do país e entidades do livro, sendo um espaço importante de debates sobre acesso ao livro, ciência aberta e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Durante uma roda de conversa, o diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, recebeu uma carta de compromissos das editoras acadêmicas, intitulada "Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do País", elaborada com base nas discussões realizadas ao longo dos quatro dias do evento.

A carta entregue ao diretor do MinC trata justamente da importância da consolidação da democracia no país como forma de garantir o direito de acesso à leitura. O documento também defende a ampliação de políticas públicas que viabilizem a atuação das editoras universitárias, para que possam continuar cumprindo seu dever de disseminar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior.

Anteriormente, o professor da Unesc havia sido nomeado diretor da Regional Sul da ABEU, responsável pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em fevereiro deste ano. No entanto, ele optou por assumir o cargo na diretoria nacional da associação, abrindo caminho para sua eleição como conselheiro fiscal suplente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2023 às 11:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário