Editora

Ler é essencial para ser

Ler é essencial para ser
A aluna Marina Cândido é uma apaixonada por livros (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Entre as estantes da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, encontramos a aluna da sétima fase do curso de Nutrição, Marina Cândido, no fim da tarde desta terça-feira (4/4). Com a colega de turma, procurava obras para colaborar com um trabalho do curso. Mas não é só de livro técnico que Marina vive. Ela é daquelas pessoas apaixonada por leitura. Para ela, ler é terapia. “Leio livros de vários gêneros, não apenas os técnicos. Por mais que não seja da minha área, cada um vai trazer algo de interessante para a minha vida. A leitura permite conhecer lugares novos sem sair do lugar. E também ajuda na escrita e na comunicação com as pessoas”, conta.

Que a leitura abre um mundo de possibilidades, isso a Marina já sabe. E você? Já experimentou o gostinho dela? Pois o editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, elenca mais razões para você adquirir o hábito da leitura e aumentar o número de mundos novos descobertos através das páginas de livros. “A leitura é o caminho do nosso aprendizado, da nossa amplitude de mundo, da possibilidade de dar respostas mais complexa aos problemas. Só através dela desenvolvemos essas capacidades”, afirma Estevam.

O editor-chefe da EdiUnesc lembra que antigamente o livro era restrito a poucas pessoas, mas que hoje a população consegue ter acesso a bons textos – livros, artigos – com mais facilidade e em diversos canais. Seja para quem não dispensa o “cheirinho de livro” ou quem prefere leitura por dispositivos móveis, há muitas possibilidades de ter acesso a textos de diversos gêneros. Um exemplo disso está na própria Universidade. A Biblioteca é a maior da região e aberta a toda a comunidade. A Livraria Unesc oferece diversos títulos tanto da Editora Unesc quanto de outras editoras. E para quem quer leitura pelo notebook, smartphone ou tablet, a Editora da Universidade disponibiliza e-books gratuitos. 

“As palavras ditas ou escritas são resultados das palavras que você ouviu ou leu. O que você se tornará no futuro dependerá das palavras que você acredita sobre si mesmo agora. Pessoas, famílias, relacionamentos são construídas a partir delas”, afirma Estevam.

#partiuler


O editor-chefe da EdiUnesc traz alguns pontos interessantes sobre a leitura:

- As pessoas que leem desenvolvem mais habilidades para se situar melhor no mercado de trabalho e socialmente. Na atualidade a maioria dos empregos exige muita leitura: relatórios e memorandos que precisam ser lidos e respondidos, texto que precisam ser interpretados.
- Ajuda a desenvolver a mente: Compreender um texto escrito é uma forma de desenvolver novas habilidades e ter mais opções de respostas. É uma maneira de descobrir coisas novas. Quanto mais se lê, mais se compreende o mundo.
- A leitura desenvolve o lado criativo das pessoas, estimula a imaginação.
- Amplia o vocabulário e ajuda a ver as situações por outros ângulos.

Criando hábito

Nunca é tarde para adquirir o hábito da leitura. Se quando criança você não foi estimulado, tente desenvolver isso começando por um assunto que te agrade. Há sites, livros e revistas sobre tudo. E reserve um horário todos os dias para ler - uma opção é antes de dormir. Vá aos poucos e quando perceber estará “devorando” livros e se deliciando com o fantástico mundo da literatura. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

04 de abril de 2017 às 20:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário