Editora

Editora Unesc lança livro que traz experiência de educação em Maracajá

Editora Unesc lança livro que traz experiência de educação em Maracajá
Obra usa Festa do Colono como objeto de análise (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Editora Unesc lança uma nova obra do selo “Saber Comunitário”. Trata-se de “Espaço de Educação e Identidades: Festa do Colono de Maracajá”, da professora Odécia Almeida de Souza, um livro que aborda a Festa do Colono de Maracajá como espaço de múltiplas relações identitárias e experiências de educação não formal. O lançamento ocorre dia 12 de dezembro, em Maracajá, a partir das 19h30.

A professora afirma ter escolhido a temática do livro primeiramente por motivações ligadas a sua história de vida: é filha e neta de agricultores, moradora de comunidade rural de Maracajá e tem memórias da infância e da juventude, como participante da Festa de Colono de Maracajá. As motivações pessoais levaram Odécia a pesquisar sobre o assunto e o livro é o resultado da pesquisa de sua dissertação de Mestrado.

“O objetivo geral é compreender o espaço “festa” como local de trocas culturais, visando à educação das novas gerações. Dessa forma, ao estudar as tessituras da Festa do Colono de Maracajá tenho como objetivos específicos: analisar o processo histórico de constituição e legitimação identitárias da Festa e do “colono”; refletir sobre o conteúdo educativo presente nas atividades da Festa; investigar de que maneira algumas permanências do modo de vida dos colonos de Maracajá, manifestados na festa, ainda resistem à lógica da globalização; e finalmente refletir sobre a apropriação de diferentes aprendizagens por parte dos consumidores da festa”, afirma.

O livro teve o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; da Fundação Catarinense de Cultura; do Fundo Estadual de Cultura; do Conselho de Cultura de Santa Catarina e do Edital Elisabete Aderle de Estímulo à Cultura 2013 (edital nº 066/2016).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de novembro de 2016 às 18:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário