Editora

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde
Obra aborda o fortalecimento do SUS atual (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O Sistema Único de Saúde não faz distinção de classes. Atende a todos e todos o usam. É um patrimônio da coletividade e mais que criticar, precisamos fortalecer. Refletir sobre o que temos, o que queremos e como podemos chegar ao sistema que queremos”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc (Universidade do Extermo Sul Catarinense), em Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta. Ela é um dos organizadores do livro “Temas em Direito Sanitário & Saúde Coletiva: SUS - uma política pública de Estado”, que foi lançado na noite de hoje na Universidade, pela Ediunesc (Editora Unesc). Este é o primeiro livro sobre a temática lançado pela editora da instituição.

Ao longo dos 14 capítulos da obra, o SUS (Sistema Único de Saúde) aparece como uma política pública de Estado e como um patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Segundo o professor do curso de Direito Reginaldo de Souza Vieira, também organizador do livro, o Direito deve atuar no sentido de provocar debates acerca da saúde coletiva, e atuar na promoção de políticas públicas nesta área. “Esta é uma obra inter e multidisciplinar, que envolveu diversos profissionais da Saúde, Educação e Direito. Temos pessoas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília”, comentou o professor.

A secretária de Saúde de Criciúma, Geovânea de Sá, afirmou que quase 30% da arrecadação municipal é investida em saúde, e que é de suma importância o trabalho de prevenção, para reduzir o número de casos atendidos pelo SUS nos casos de média e alta complexidade. “A Unesc é parceira do município em uma série de programas e atividades na área da saúde coletiva. É uma parceria valiosa na formação de novos profissionais e na prestação de serviços, além de estarmos juntos pensando a saúde do município”, reiterou Geovânea.

Após o lançamento do livro, a professora doutora Felipa Rafaela Amadigi, coordenadora do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas em Saúde. Participaram do lançamento do livro a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mágada Tessmann, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valdemira Dagostim, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho e a professora Ioná Vieira.

Saiba mais:

A obra conta com capítulos que tratam sobre:
- “Políticas públicas e direito à saúde”;
- “Bioética e saúde coletiva”;
- “Estratégias da saúde da família”;
- “O direito à saúde da criança e do adolescente”;
- “O direito ao acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e o papel do Ministério Público”;
- “Conselhos e conferências de saúde”;
- “Democracia sanitária e agências reguladoras de saúde”;
- “A Política Nacional de Atenção Básica da Saúde”;
- “A Política Nacional de Promoção da Saúde”;
- “A integralidade do cuidado em saúde”;
- “Vivência de mulheres reclusas”;
- “Programa de educação pelo trabalho na saúde”;
- “Estratégia saúde da família pelo olhar das agentes comunitárias de saúde”;
- “A roda de discussão nas ESF”.

Fonte: Secom

24 de setembro de 2013 às 22:32
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Daniel Preve

25 de setembro de 2013 às 10:12

Parabéns a Prof. Luciane Bisognin Ceretta e ao Prof. Reginaldo De Souza Vieira pelo lançamento e organização do livro e a importante contribuição deste, não apenas para a academia, mas também para toda a comunidade

Deixe um comentário