Editora

Livro “História, Educação e Cultura Escolar” é lançado

Livro “História, Educação e Cultura Escolar” é lançado
Daniela Savi Mais imagens

Professores, alunos e comunidade em geral participaram na noite de hoje (20/6) do lançamento do livro “História, Educação e Cultura Escolar”. O evento ocorreu na sala 19 do Bloco P, na Unesc, e faz parte da semana de lançamentos da Ediunesc (Editora Unesc), que está apresentando um livro a cada dia.

A obra, que conta com 300 páginas, é de autoria de Elison Antonio Paim, Giani Rabelo e Marli de Oliveira Costa e editado pela Argos. O exemplar trata da cultura escolar, tema abordado por muitos autores que têm procurado definir, caracterizar, expressar essa perspectiva de entendimento relativa às questões do universo da escola e das pessoas que nela convivem.

O livro é composto por vários artigos, sendo que a maior parte deles foi apresentada no 12º Encontro Estadual de História – História, Ensino e Pesquisa, promovida pela ANPUH (Associação Nacional de História, Seção Santa Catarina). O evento foi realizado na Unesc, em julho de 2008, e os artigos foram apresentados no simpósio “A cultura escolar nas pesquisas em história da educação”, que integrou trabalhos com foco na cultura escolar, em sentido amplo.

Os artigos foram construídos a partir de uma diversidade de documentos, que abrange fotografias, atas, história oral e muitos outros, e expressos o resultado de pesquisas, que tiveram como objeto a história e a cultura escolar.

O reitor Gildo Volpato ressaltou que esse livro é mais um dos que retrata os 44 anos da história da Unesc. “Optamos em a editora concentrar as principais obras nesta semana, já que é o aniversário da Universidade. São muitos anos fazendo história e ajudando no desenvolvimento da região. Também estamos comemorando 15 de transformação em Universidade”, ressaltou. 

O coordeandor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Gladir da Silva Cabral, lembrou que foram muitas pesquisas voltadas para a história de Santa Catarina. “A memória é um bem comum, um patrimônio a compartilhar. O projeto do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina também é fascinante”, disse.

A coordenadora do Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Unesc, Lucy Cristina Ostetto, enfatizou que o livro representa a possibilidade de socialização. “É uma forma de levar todas as informações daquela época para conhecimento de todos. Para nós é motivo de orgulho”, destacou. Também esteve presente a convidada especial professora doutora Vera Gaspar da Udesc, que fez apreciação da obra.

Cemessc

Durante o evento foi lançado o Cemessc (Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina), que congrega escolas da rede estadual do Sul de Santa Catarina (Amesc, Amrec, Amurel). O Centro é coordenado pelas professores doutoras Giani Rabelo e Marli de Oliveira Costa.

“São 27 escolas cadastradas. Usamos os critérios das instituições mais antigas de cada cidade das microrregiões do Extremo Sul. São documentos bastante antigos, mas que as escolas preservaram”, contou Giani.

O Cemessc conta com acervo digital, composto por documentos textuais, iconográficos e objetos museológicos identificados, digitalizados ou fotografados, que se encontram nas escolas ou que circulam no âmbito escolar. “Estes documentos estão disponíveis para o mundo todo. É uma forma também de ajudar quem faz pesquisas”, comentou Giani. Os documentos podem ser acessados através do site da Unesc ou quem preferir pode entrar direto no link: http://200.18.15.10/muesc/muni_07.php

A implantação começou em 2009 e os trabalhos são coordenados pelo GRUPEHME (Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação). Sua implantação foi autorizada pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, por meio de convênio nº 19.010/2011-1, firmado entre o órgão e a Unesc.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

21 de junho de 2012 às 21:47
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Alcides Goularti Filho

22 de junho de 2012 às 09:43

Parabéns Grupehme! Com certeza o acervo do CEMESSC dará uma grande contribuição para historória da educação de Santa Catarina.

Deixe um comentário