Infectologista fala sobre o H1N1
Essa pandemia já era esperada, os especialistas sabiam que já estava na hora de algo assim acontecer. A afirmação é do médico infectologista Roberto Teixeira Oenning, durante palestra sobre o “Vírus H1N1 e sua vacina” para o curso de Medicina da Unesc. O evento também marcou o lançamento do selo dos 10 anos do curso e a divulgação da 6ª Jornada Científica de Medicina, que está com inscrições de trabalhos até o dia 11 de abril.
H1N1
O vírus H1N1 ficou conhecido mundialmente em 2009 pela pandemia que causou, mas, segundo Oenning, ele é o mesmo da Gripe Espanhola (1918-1919), que matou cerca de 40 milhões de pessoas, principalmente na Europa. “Os relatório de 5 de março de 2010 da OMS (Organização Mundial de Saúde) traz que morreram 16 mil pessoas pela atual gripe”, comentou o médico. No Brasil foram 1630 mortos de 27 mil casos (contando apenas os com SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave).
O infectologista revela que a vacinação é necessária todos os anos, pois o vírus sempre sofre pequenas mutações. “Quando esta mutação é maior então as vacinas não conseguem ter muitos resultados, como foi o caso da H1N1, que atingiu cerca de 93% dos casos de pessoas gripadas em 2009. Ou seja, quem pegou gripe no ano passado provavelmente pegou a Gripe A”, falou Oenning.
10 anos do curso de Medicina
A coordenadora Maria Inês da Rosa fez o lançamento do selo dos 10 anos do curso de Medicina, juntamente com o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Ricardo Aurino de Pinho, e do diretor da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Felipe Dal Pizzol. A coordenadora salientou a importância que este curso tem para a cidade e como se orgulha de fazer parte dele.
Jornada de Medicina
A 6ª Jornada Científica de Medicina será realizada de 9 a 12 de junho, juntamente com o 1º Encontro de Ex-Alunos, da Comemoração dos 10 anos do Curso de Medicina e do 5º Workshop de Produção Científica do 1º Ano do Curso de Medicina. A presidente da comissão organizadora do evento, professora Leda Brandão Garcia, lembrou da importância que esta jornada tem para o curso e que este espaço foi conquistado com muito trabalho por professores e acadêmicos.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
10 de março de 2010 às 20:37
Newsletter
RSS