Unesc promove primeira defesa de doutorado do PPGCS
A Unesc vive amanhã um dia histórico como instituição de formação e produção científica, ao promover a primeira defesa de tese de doutorado, junto ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). A primeira doutora da Unesc será a pediatra Ana Olinda Nicknick Fagundes, que submete à banca examinadora a pesquisa “Efeito da administração do Metilfenidato( Ritalina),em cérebro de ratos Wistar jovens e adultos sobre enzimas da cadeia respiratória mitocondrial e enzima creatina quinase”. A defesa publica inicia às 14 horas, na sala 25 do bloco S.
Orientada pelo professor doutor Emilio Streck, Ana estudou o efeito do fármaco metilfenidato sobre o metabolismo energético cerebral (processo de obtenção de energia para as células do cérebro). Na pesquisa, aplicando a droga, que tem como nome comercial “Ritalina” e é usada no tratamento de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, a pesquisadora constatou alteração no processo metabólico em questão.
A médica já havia realizado também o mestrado junto ao PPGCS, estudando o mesmo tema. Sua tese rendeu três artigos científicos – dois já publicados e um submetido à publicação. A banca examinadora será composta pelos professores doutores Marcos Marques da Silva Paula, Patricia Schuck, ambos da Unesc, e pelos professores doutores Rafael Roesler e Gustavo da Costa Ferreira, da UFRGS.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
10 de novembro de 2009 às 17:111 comentário
Graciane Mondardo Constantino
11 de novembro de 2009 às 15:14Parabéns pelo empenho e dedicação no estudo Dra. Ana!!! Isadora e eu desejamos sucesso na defesa. Abraços, Graciane
Newsletter
RSS