AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ambulatório de Fibromialgia da Unesc é modelo para Joinville

Ambulatório de Fibromialgia da Unesc é modelo para Joinville
Representantes de Instituições de Ensino Superior conheceram virtualmente o serviço prestado pela Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Ambulatório de Fibromialgia da Unesc segue despertando interesse e sendo motivo de exemplo para instituições de ensino de Santa Catarina e do Brasil. O know how do serviço prestado à população do sul catarinense, criado e desenvolvido pela equipe do Centro de Reabilitação (CER II da Unesc), coordenado pela professora Mágada Tessmann, foi apresentado nesta quarta-feira (8/12) para um grupo de docentes de Joinville.

Participaram da reunião online, representando a Universidade da Região de Joinville (Univille), a pró-reitora de Ensino, Patrícia Esther Fendrich Magri; a coordenadora do curso de Naturologia, Ana Paula Filippi; e a coordenadora de ensino das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Roseneide Campos Deglmann. Pela Faculdade Guilherme Guimbala de Joinville (FGG/ACE), participaram a coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva, Caroline Evelyn Sommerfeld-Ostetto, que também é co-líder da Organização Não-Governamental Mulheres do Brasil, núcleo de Joinville; e a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnordeste), Ana Maria Groff Jansen.

No encontro virtual, a professora da Unesc detalhou às participantes o trabalho desenvolvido no Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia e nas Clínicas Integradas. Na oportunidade, foi detalhaado todo o serviço das clínicas, que dão suporte ao ambulatório

“Falei sobre as parcerias e convênios assinados com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec, detalhei a composição da equipe, os fluxos e protocolos. Comentei sobre a iniciativa da Universidade comunitária, através da reitora Luciane Ceretta, em organizar o Ambulatório e assistir a saúde das pessoas com fibromialgia, que até então estavam no anonimato”, comentou Mágada.

A coordenadora destacou, ainda, a importância do Ambulatório para o ensino, pesquisa e extensão, bem como as parcerias imprescindíveis com os cursos de graduação e Residência Multiprofissional. “Nessa conversa, ainda incentivei a Universidade e a Faculdade a se engajarem e estabelecerem parcerias com prefeituras, consórcios e demais autarquias para o desenvolvimento da atenção à saúde dos fibromiálgicos”, concluiu.

Querem um Ambulatório

As participantes da reunião demonstraram claro interesse em viabilizar a implantação do Ambulatório de Fibromialgia em Joinville e conheceram a estrutura e os atendimentos feitos em Criciúma através da visita virtual. A proposta, segundo as representantes de Joinville, será para atender a demanda de segmento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e fibromialgia.

“Reconhecemos que existe a demanda para garantia do segmento e, no caso da fibromialgia, queremos implantar esse serviço especializado e multiprofissional que ainda não é ofertado na região. Foi uma conversa muito inspiradora”, relatou Caroline Ostetto.

Para a pró-reitora de Ensino da Univille, a visita virtual guiada pela professora Mágada foi inspiradora. “O nosso objetivo era conhecer o espaço em que são desenvolvidas as ações integradas na área da saúde e com um trabalho interprofissional. Sabemos que colocar esse tipo de atividade em prática é bastante desafiador, porém percebemos que é possível. Inovar, acreditar, convencer e empreender são verbos que evidenciam todo trabalho que vimos ser realizado na Unesc”, apontou Patrícia.

”Na Univille, também temos essa intenção, fortalecer as ações de forma integrada, reforçando a educação interprofissional em nossos currículos, que hoje ocorre por meio de um componente curricular obrigatório em todos os sete cursos da área da saúde”, finalizou a pró-reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2021 às 21:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário