AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Lançado o Empreende Mulher, um olhar para elas que querem fazer acontecer

Lançado o Empreende Mulher, um olhar para elas que querem fazer acontecer
Programa com inscrições abertas, oferecerá capacitações e mentorias para mulheres que desejam empreender (Fotos: Daniela Savi / AgeCom e Unesc TV / Reprodução) Mais imagens

Com foco na capacitação e na mentoria para a abertura e manutenção de negócios femininos na região, a Unesc mais uma vez protagoniza uma grande ação e lança o Empreende Mulher, inédito na região. Idealizado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, o programa carrega a intenção de aglutinar as mulheres no intuito de empreender. A data escolhida para o lançamento, esta sexta-feira (19/11), foi justamente o Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino.

A reitora salientou que movimentos do gênero crescem mundo afora e conduzem a desejáveis renovações no mundo dos negócios. “Temos visto que um dos grandes desafios é movimentar para tirar do papel ou consolidar projetos já existentes. Empreender é uma ciência, é uma arte, é coragem, e tecnologia que requer muita inovação. Requer dose extra de coragem, de conhecimento, competência, de adaptabilidade, de criatividade, de conectividade”, comentou Luciane.

A reitoria salientou que, na esteira desse grande enfoque, está a Unesc que se conecta com as necessidades e com olhar inovador de ressignificação e que lança esse grande projeto dentro do Inova Unesc. Mas, apesar dos avanços, há diversos obstáculos a serem enfrentados. “As mulheres ainda ocupam posição de destaque em apenas 13% nas maiores organizações brasileiras. O ato de empreender pode ser realizado por um projeto ou movimento que impacte no cotidiano das pessoas. Hoje é o lançamento, mas teremos inúmeros espaços de interlocução e todos estão convidados a participar”, ressaltou.

Oportunidades

Dentre as oportunidades disponíveis para as participantes do Empreende Mulher, dentro de uma metodologia institucional voltada para o desenvolvimento feminino, estão os projetos para despertar a liderança entre as mulheres. Um deles é o PDL Mulher.

“Além dele, as mulheres vão poder contar com projetos Pré-Incube, Incube-se, Mentoring Mulher, Estratégia 360, Plano de 60 dias, IPEME/Plano de Internacionalização e Pipocando Empreendedorismo”, comentou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

A pró-reitora ponderou que todos esses projetos estarão disponíveis conforme a necessidade de cada participante. “Elas vão contar com uma equipe dedicada especialmente para a mulher que quer empreender. É para todas as mulheres que querem fazer a diferença nesse novo tempo”, observou.

Os projetos servirão, a partir de diferentes perspectivas, para desenvolver habilidades de liderança empreendedora, além de compartilhar ideias e estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade do negócio, tanto para aquelas que já empreendem quanto para quem tem uma ideia para tirar do papel.

Movimento

A pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti destacou que a Universidade tem uma grande missão de servir como articuladora e proporcionar oportunidades em prol do desenvolvimento da região. “Esse é um grande programa desse grande ecossistema. Também estamos com a proposta da graduação Multi, que envolve a inovação e o empreendedorismo. É um projeto com inovação curricular e pedagógica. Um novo modo de ensinar a aprender, mais conectado ao mercado de trabalho”, salientou.

A presidente do Núcleo da Mulher Empresarial da Acic, Vânia Menegali, que também participou do lançamento, sublinhou a importância do projeto para o desenvolvimento regional. “O Núcleo da Mulher Empresária está à disposição. As mulheres somam 45% da potencialidade de cuidar dos lares, de dar sustento para que a família possa se manter. Percebemos que cada vez mais vai precisar de apoio da Universidade, do conhecimento, para manter sustentável o seu negócio e a sua família”, destacou.

Homens também puderam expor seus pontos de vista no lançamento do Empreende Mulher. “Quem vai participar, vai, acima de tudo, receber uma mentoria forte, qualificada, por meio de metodologias e dos ambientes. As mulheres estão cada vez mais envolvidas em todas as frentes e vemos isso dentro da própria Unesc. Vai trazer um novo perfil e incremento”, salientou o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral da Silva Neto.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, qualificou o Empreende Mulher como uma nova ferramenta que tem o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, capacitação, crescimento e desenvolvimento às envolvidas. “Ficamos felizes em saber que as mulheres terão, na Universidade, esse apoio, em especial empreender”, completou.

Inscrições

As inscrições para o Empreende Mulher estarão abertas a partir de 1º de dezembro. Quem quiser buscar mais informações pode acessar o unesc.net/empreendemulher.

Serão dois perfis atendidos, para quem tem e para quem não tem negócio próprio. O programa iniciará efetivamente em março do ano que vem.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de novembro de 2021 às 22:20
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Morgana Mendes Pascoal

11 de abril de 2022 às 11:04

Bom dia, gostaria de participar do programa sou do ramo de alimentação tenho meu negócio próprio em Criciúma estamos crescendo e acreditou que esse projeto irá me auxiliar bastante no desenvolvimento da minha empresa

Deixe um comentário