AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc representada no 5º Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares

Unesc representada no 5º Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Evento online reuniu professores e acadêmicos brasileiros, portugueses e africanos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participou do 5º Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e o 6º (In)Formacce, encontros no formato online que reuniram professores e acadêmicos do Brasil, de Portugal e de países lusófonos da África. O professor doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes e a doutoranda Ana Paula de Matos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) representaram a Universidade nas discussões, que tiveram como tema central “Currículo, Saberes e Culturas num Século em Desafios: Reexistências em Formação”.

O trabalho apresentado pelo professor e pela acadêmica foi intitulado “Gestão de recursos comuns e a troca de saberes entre docentes, discentes e comunidades inseridas em unidades de conservação”. No conteúdo, abordagem de experiências de curricularização da extensão em uma disciplina do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e de atividades práticas de campo desenvolvidas no contexto de uma disciplina do PPGCA.

“As duas experiências tiveram em comum a busca pela compreensão dos processos de gestão presentes em planos de manejo de unidades de conservação, a partir do olhar das comunidades tradicionais, a comunidade quilombola São Roque, em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, e da população local”, contou Carlyle.

O professor destacou ainda que a ação buscou ir além da apropriação e do compartilhamento de conhecimentos técnico-científicos, a partir da perspectiva da transversalidade. “Pensar as possibilidades da sustentabilidade democrática a partir da educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação, na perspectiva de poder compartilhar e também na troca de saberes foram os grandes motivadores da nossa participação”, relatou.

O colóquio e o (In)Formacce foram coordenados pelo Grupo de Pesquisa Formacce Faced-UFBA, do Brasil, e pelo Instituto de Educação da UMinho, de Portugal, com organização e transmissão pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2021 às 13:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário