AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

O combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

O combate às fake news no lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Professor e pesquisador Luiz Carlos Dias, titular do Instituto de Química da Unicamp foi o palestrante da noite(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A 12ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc foi lançada em alto estilo na noite desta quarta-feira (22/9). O professor Luiz Carlos Dias, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentou estudos e informações importantes sobre a vacina contra a Covid-19 e as fake news que giram em torno da pandemia.

“Não há um mundo seguro sem ciência”, frisou o convidado. O professor pontuou a sua fala na definição de proteção à humanidade que os cientistas desempenham, em especial em tempos como os atuais. “A ciência é extremamente importante, melhora a nossa qualidade de vida, aumenta a expectativa de vida. E a ciência é absolutamente fundamental na nossa luta contra o negacionismo, charlatanismo, obscurantismo e as pseudociências”, apontou o professor.

A SCT da Unesc tem como tema “A Transversalidade e a Importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pra o Planeta”. O professor Luiz Carlos citou a temática. “Um tema muito bem escolhido, pois a transversalidade da ciência nos remete à importância da construção do conhecimento utilizando todas as áreas. Como foi tema da reunião deste ano da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ‘todas as ciências são humanas, as exatas, as humanas e as sociais’”, afirmou o pesquisador.

Nas boas vindas ao convidado e na apresentação da SCT em nome da Universidade, a reitora Luciane Bisognin Ceretta ponderou que o tema da programação de 2021 converte de forma muito direta para o cenário atual. “Parece-nos absolutamente necessário que nós, de uma Instituição de Ensino Superior, no papel de catalisadores de conhecimentos diversos, promovamos essa discussão, democratizando o acesso à informação de boa fonte e contribuindo com a superação da pandemia. A Ciência cumpre fundamental papel para a continuidade da vida humana no mundo, mas tem sido questionada”, observou.

A reitora lembrou o papel da Unesc nesse contexto. “A nossa Unesc é uma Universidade comunitária, internacionalizada, com produção acadêmica de destaque, que há 53 anos forma excelentes profissionais em todas as áreas do conhecimento, com mais de 200 projetos de extensão. Com a arte e a cultura pujante, com a inovação em profunda ascensão que convergem seus esforços para refletir e buscar soluções para uma da mais intensa crise sanitária da nossa geração”, reforçou.

A diretora de Pesquisa e Pós Graduação da Unesc, professora Patrícia de Aguiar Amaral, que preside a comissão organizadora da SCT, sublinhou a importância que o evento tem. “A SCT é um evento institucional que movimenta todos os setores e cursos da nossa da Unesc. Somos uma Universidade Comunitária que investe seus recursos no tripé universitário ensino-pesquisa-extensão, sempre com foco na nossa missão institucional”, destacou.

A professora Patrícia lembrou a ansiedade que reveste os alunos no período que antecede a SCT. “Muitos dos nossos bolsistas de iniciação científica e extensão aguardam ansiosos para apresentar em seus resultados, muitos desses têm neste evento seu primeiro contato com o meio científico onde suas pesquisas são avaliadas. É um momento de muito aprendizado”, salientou.

Para assistir a palestra do professor Luiz Carlos, clique aqui
 

Semana da Ciência e Tecnologia

A 12ª SCT acontece de 8 a 12 de novembro na modalidade virtual. Neste período são realizados o 21º Seminário de Iniciação Científica, o 13º Salão de Extensão, o 11º Salão de Ensino, o 7º Salão de Pós-Graduação, a 8ª Feira de Inovação, o 8º Talento Cultural, a 7ª Feira de Ciências, o 6º Workshop de Arqueologia e o 4º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. O evento é composto por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino e experiência.

A SCT objetiva fomentar a discussão do conhecimento e das experiências relacionadas à transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento equitativo e sustentável.

A transversalidade se refere à visão sistêmica, à interconexão e à construção coletiva que possibilita a intervenção na realidade para a sua transformação, sendo necessárias mudanças organizacionais, metodológicas e conceituais.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compreendem a transversalidade como uma das formas estratégicas para que os desafios deste século sejam superados pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental de modo sustentável.

As discussões que acontecerão na 12ª SCT são fundamentais para a compreensão das potencialidades da transversalidade da ciência, da tecnologia, da inovação e de todas as áreas do conhecimento no enfrentamento dos desafios regionais, nacionais e internacional.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2021 às 17:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário