AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Racismo é debatido na abertura da 2ª Semana Integrada de Educação da Unesc

Racismo é debatido na abertura da 2ª Semana Integrada de Educação da Unesc
Cerca de 100 pessoas acompanharam o debate sobre preconceito e discriminação (Foto: Décio Batista) Mais imagens

Incentivar o diálogo para a promoção do respeito à diversidade, a cultura da paz e dos direitos humanos. Este é o objetivo da 2ª Semana Integrada de Educação que acontece nesta semana, de segunda a quinta-feira (13 a 16/9). O evento debate, nestes quatro dias, sobre as diversas temáticas vivenciadas no âmbito da educação e seu cotidiano. O tema de abertura, realizada na noite de terça-feira, foi “Racismo Estrutural e Educação: Diálogos sobre a Opressão Cotidiana”. A organização da Semana é dos Centros Acadêmicos das Licenciaturas Integradas.

As boas vindas ao início da Semana ficaram a cargo do vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, do professor e diretor de Ensino de Graduação , Marcelo Feldhaus e, representando a reitora Luciane Ceretta, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti. Em seu pronunciamento, a pró-reitora destacou a importância do evento. “É um movimento que representa a autonomia e o protagonismo dos estudantes da área de educação. Fico feliz com a temática escolhida. É um tema mais do que necessário em tempos atuais, uma temática que conversa com os valores e princípios da nossa Universidade”, destacou Indianara.

A roda de conversa on-line da noite registrou a presença de cerca de 100 telespectadores e teve como debatedores o professor, pesquisador e mestre em Filosofia e Educação, Alex Sander da Silva, do graduado em Geografia e mestrando em Educação da Unesc, Douglas Vaz Franco Santana e do professor de Letras e mestre em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Leandro Passos. A mediação ficou a cargo da graduanda de Direito e pesquisadora em Direitos Humanos, Mirella Eufrázio, ambos da Unesc

O primeiro a apresentar sua temática foi o professor Passos, que aproveitou sua formação trazendo para reflexão o tema: “A palavra é força e o signo é motivado”. Dentro da sua abordagem ele trouxe explicações sobre o poder das palavras e seus significados, citando a linguística saussuriana que argumenta “Significado ao significante é a marca da arbitrariedade” e “signo linguístico é arbitrário”.
No tempo destinado ao graduado em Geografia, Douglas apresentou questionamentos sobre a existência do negro no ensino superior. Nesta abordagem ele inicia sua participação relatando suas primeiras experiências como calouro e questionando: “Será que existimos no ensino superior?”. O mestrando ainda percorreu sobre assuntos como “O processo amparado no racismo estrutural e o epistemicidio”.

Buscando reforçar o grito e a busca do diálogo para o rompimento de tabus, discriminações e preconceitos, o professor Alex Sander, se apoiou no poema “Sou Angola”, do livro Um pintor de Letras, do egresso angolano, Bambo Seda, (Editora Unesc - 2015). Nos versos, o autor retrata os efeitos do racismo estrutural no continente africano, mais particularmente em seu país. Segundo o mestre, neste contexto, a luta contra o racismo tem que ser desde a África. Ainda em sua explanação, ele deixa no ar o seu questionamento para o debate: “Como nós podemos enfrentar o racismo?”

De forma diferenciada, a abertura desta terça contou com com a participação do Grupo de Rap “Guerreiros de Bronze”, apresentando o grito “Ponto Crucial”. A música levanta versos fortes como: “A periferia tem orgulho dos pretos”, “Nossa liberdade sempre teve um alto preço” e “Livre eu sei que sou”. Assista o vídeo clip produzido pelo grupo, trabalho que teve o apoio da Unesc.

Visualize a palestra clicando aqui:

Confira a programação:

14/09 - Terça-feira - 19 horas
Roda de Conversa: “Luto em ambiente escolar”
Mediadora: Karen Karkle
Palestrantes: Maria Aparecida Mautoni
Zolnei Córdova
Jalila Rahman
15/09 - Quarta-feira - 19 horas
Roda de Conversa: “Universidade e fake news em tempos de pandêmicos”
Mediador: Ronaldo Pavanati Junior
Palestrantes: Karina de Farias
Richarles de Carvalho
16/9 - Quinta-feira - 19 horas
Roda de Conversa:
“Recursos hídricos no território da Mata Atlântica: Caminhando na direção da consciência"
Mediador: Luan da Silva
Palestrantes: Gustavo Veronesi
Mirian Martins
Yasmin da Cunha

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2021 às 15:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário