AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz ao debate técnicas e inovações na área

Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz ao debate técnicas e inovações na área
Evento virtual é aberto para estudantes, professores e profissionais e ocorre ao longo desta semana (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As novidades em técnicas aplicadas à odontologia serão destacadas até esta sexta-feira (28/5) na Unesc. A Jornada Acadêmica de Odontologia, em sua nona edição, trará temas como dentística contemporânea, odontologia digital, restauração dentoalveolar imediata e cirurgia bucomaxilofacial. O evento, 100% online, é voltado para acadêmicos, professores e profissionais de Odontologia e contará com palestras e apresentação de trabalhos científicos, além de uma homenagem ao professor Fabiano Goulart Azambuja, que faleceu no fim de 2020 vítima da Covid-19. 

A aberturada Jornada Acadêmica ocorreu na manhã desta terça-feira e foi transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube,com a presença de representantes de entidades, do curso e dos acadêmicos da Universidade. O tema debatido na primeira palestra do dia foi “Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais”, com a participação do professor doutor Luiz Gustavo Martins. Graduado em Odontologia, Martins tem doutorado em Ciências da Saúde e é especialista em harmonização facial, implantodontia e ortodontia e coordena a especialização em Implantodontia da Unesc.

A palestra foi mediada pelo coordenador da Jornada Acadêmica e professor doutor do curso de Odontologia, Leonardo Mezzari. Durante a palestra, Martins apresentou a história envolvendo o uso da toxina botulínica e dos preenchedores faciais para fins estéticos e tirou dúvidas dos participantes do evento. Segundo ele, a partir do ano 2000, quando a Anvisa regulamentou a comercialização da primeira marca de medicamento, a toxina botulínica começou a ser utilizada para outras funções que não apenas a terapêutica. “A toxina pode ser aplicada em qualquer parte do nosso corpo. Claro que nós dentistas vamos nos limitar a nossa área de atuação, que é a face. Na área médica, ela pode ser usada, por exemplo, em casos de excesso de suor nas mãos e axilas ou espasmos musculares. O seu uso é muito amplo”, comenta. 

Segundo o palestrante, hoje oito tipos de toxina botulínica, cada um com um potencial e tempo de ação específicos e nos últimos, com o surgimento de novas marcas no mercado, o uso da toxina botulínica para fins estéticos se difundiu mais.   

Evento bate recorde de inscrições

Em sua primeira versão totalmente online, a Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc bateu recorde de participantes. De acordo com o coordenador do evento, foram500 inscrições de diferentes partes do Brasil. “Estamos em uma Jornada diferente porque a vida também mudou. Quem não se adapta acaba ficando pelo caminho e nós sempre quisemos inovar em nossas Jornadas. Já tivemos procedimentos e cirurgias ao vivo e, em nosso primeiro evento 100% online, teremos pessoas que talvez não conseguiriam participar se o evento fosse presencial. Para se ter uma ideia, teremos apresentação de trabalhos científicos de estados como Minas Gerais e Alagoas”, salienta Mezzari.  A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, salientou que momentos como os proporcionados pela Jornada, mudam a rotina de estudos e agregam muito à formação dos futuros profissionais de Odontologia. “A Jornada qualifica para além dos componentes do currículo. Como faz bem refletirmos sobreas novas técnicas empregadas em Odontologia em um evento com a presença de palestrantes tão qualificados. Mesmo que de forma remota, o evento não perderá seu brilho e sua essência”, considera Fernanda. 

A coordenadora do curso de Odontologia, Morgana Machado Guzzatti, salientou que a Jornada é um momento especial para todos os professores e acadêmicos e que ela é fruto do engajamento de muitas pessoas. “Este evento foi pensado para contemplar diversos assuntos e para que todos possam aprender algo novo, afinal, quem tem informação, domina a situação”.  

A abertura da 9ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc teve ainda a participação do coordenador adjunto do curso, Renan Antônio Ceretta, de uma das idealizadoras do Guia de Orientações ao Paciente e professora do curso de Odontologia, Karina Mezzari, do vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional de Criciúma, Alexander Müller, do presidente da Academia Catarinense de Odontologia, Jorge dos Passos Corrêa Cobra e da presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da Unesc, Laura Rodrigues.

Programação (transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube)

25/5
“Dentística Contemporânea: Menos (intervenção) é mais (longevidade)” – 19 horas

26/5
“Área de Atuação da Cirurgia Bucomaxilofacial” – 19 horas

27/5
“Restauração Dentoalveolar Imediata: 17 anos após” – 8h30

“Odontologia Digital” – 19 horas

28/5
Homenagem "In Memoriam": Professor Fabiano Goulart Azambuja – 11 horas

Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2021 às 15:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário