AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Implantação da Sala de Situação Covid - 19 da Unesc apresenta retornos positivos à comunidade acadêmica

Implantação da Sala de Situação Covid - 19 da Unesc apresenta retornos positivos à comunidade acadêmica
Já foram mais de 450 ações nos primeiros 45 dias de atuação (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

A Sala de Situação Covid - 19 da Unesc iniciou suas atividades há 45 dias, em 13 de julho, com o objetivo de qualificar a segurança na Universidade e promover um movimento pela conscientização ao enfrentamento do coronavírus.  De lá para cá, mais de 450 ações já foram desenvolvidas, entre atendimentos, capacitações, higienizações, vídeos e boletins informativos, podcasts, construção de protocolos, apoio a outros setores da Instituição e fiscalização rotineira no campus. 

Todo esse empenho pode ser acompanhado pelos estudantes, professores e funcionários da Unesc em Covid.Unesc.net, e no Boletim Informativo entregue periodicamente com informações seguranças e com credibilidade. “O objetivo de todas as atividades é garantir que o movimento pela prevenção se multiplique, indo para além da convivência na Universidade e chegando a casa de cada um. ”, destaca Paula Zugno, mestre em Biociências e Reabilitação, professora e uma das coordenadoras da iniciativa. 

As ações têm base na ciência, e são desenvolvidas por especialistas em saúde coletiva, com a proposta de ampliar a qualidade de vida no campus de Criciúma, unidades de Araranguá e Rincão e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). 

Durante o primeiro mês de atuação, a comunidade acadêmica recebeu os Boletins de forma diária, com relatos da atuação da Sala e de outros setores da Instituição. Após o encerramento do primeiro semestre, e por consequência a diminuição do número de pessoas no campus, os Informativos passaram a ser semanais, com um conteúdo construído para gerar conhecimentos sobre o coronavírus.

Somado a isso, um podcast também é disponibilizado. Os dois produtos chegam à comunidade da Unesc às 18 horas de sexta-feira. Para a coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Cristiane Damiani Tomasi, a sala de situação também tem o papel de zelar pelo respeito às pessoas, garantindo que as normas sejam cumpridas. “A importância deste trabalho pode ser percebida em situações do dia a dia, enquantos nos questionamos sobre o que pode ser melhorado para garantir a segurança de quem está na Unesc”, destaca.

Nas últimas semanas, o empenho dos colaboradores foi direcionado a preparar o campus para a retomada das aulas híbridas. As salas de aula da Unesc foram reorganizadas para receber um sistema de aulas ao vivo, uma nova adequação das cadeiras e mesas para um possível retorno dos alunos e identificações visuais por todos os espaços. 

Em destaque, Paula chama atenção para o empenho entre setores da Unesc, em um esforço conjunto. “Temos exemplos como o nosso Horto, que colocou algumas plantas para garantir o distanciamento em locais de uso comum, como bancos de três lugares. Também pudemos contribuir para a reorganização das salas de aula, na preparação para a retomada do segundo semestre, liderado pela Gestão do Campus”, conta. 

Outro papel desempenhado pelos especialistas é o cumprimento do Protocolo de Biossegurança, que inclui a higienização correta do campus, desenvolvida por um corpo técnico seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entre os cuidados está a utilização do ozônio, um gás 120 vezes mais potente e 3.200 vezes mais rápido do que os desinfetantes comuns, além dos tapetes sanitizantes e outros elementos instalados.

Dentro do campus, quem tem dúvidas sobre o coronavírus e assuntos relacionados também encontra QRCodes. Com a colocação da câmera, é possível ter contato direto com a equipe da Sala de Situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2020 às 17:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário