AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Medicina realiza roda de conversa sobre mudanças na profissão

Curso de Medicina realiza roda de conversa sobre mudanças na profissão
Professor doutor João Quevedo participou do encontro nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os acadêmicos da 11ª e 12ª fase do curso de Medicina participaram de uma roda de conversa com o professor do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do curso, o médico psiquiatra e doutor em Ciências Biológicas João Quevedo. Durante o encontro, o professor falou sobre assuntos como internato, o futuro, as tendências e as mudanças da Medicina e do profissional, além de dar exemplos da sua vivência como professor e pesquisador no Brasil e nos Estados Unidos.

Quevedo é ainda professor e vice-presidente no Departamento de Psiquiatria da Universidade do Texas, em Houston. Desenvolve pesquisas nos Estados Unidos e no Brasil sobre transtorno bipolar e depressão. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, editor chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria, vice-diretor científico da Associação Catarinense de Psiquiatria e secretário da Sociedade de Psiquiatria de Houston.

Segundo ele, uma das tendências da Medicina é a transição de uma “profissão solitária”, onde cada médico tinha seu consultório, para clínicas onde os profissionais das mesmas especialidades ou diferentes, trabalhem no mesmo local. “Nós temos que estar preparados para esse novo mercado e enxergar na frente. Recomendo que durante a residência, vocês escolham bons modelos e tentem identificar quem tem uma atuação clínica mais próxima do que vocês querem. No momento em que vocês se formam, saem da Universidade com um somatório de um pouco de cada professor que passou por vocês. E isso acontece na residência de uma maneira maior ainda, já que o tempo é curto e o trabalho é mais intenso”.

Segundo a coordenadora de Medicina, Maria Inês da Rosa, o encontro faz parte de um conjunto de ações que o curso tem realizado com a preocupação de levar informações sobre as transformações e inovações na área para os estudantes que em pouco tempo serão egressos da Instituição.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de novembro de 2019 às 14:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário