AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos de Gastronomia aprendem com o Chef Claude Troisgros

Acadêmicos de Gastronomia aprendem com o Chef Claude Troisgros
Referência internacional estará em aula-show na noite desta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um dos novos cursos de graduação da Unesc que já chega com força total é o curso de Gastronomia. Totalizando três turmas matriculadas, a graduação oferece ensino diferenciado com foco nas diferentes abordagens do ramo. Integrando a programação de novidades a Universidade promove nesta terça-feira (29/10) uma aula-show com o Chef Claude Troisgros. O evento, promovido pela Escola de Gastronomia da Unesc, será realizado no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, a partir das 20 horas, terá caráter exclusivo para os acadêmicos, incluindo estudantes do curso de tecnologia em Gestão em Turismo, profissionais do segmento e convidados.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a vinda do chef reforça o compromisso do curso com a qualidade da graduação e com o desenvolvimento da área gastronômica no Sul catarinense. “A Universidade mais uma vez olha para a região onde está inserida e reconhece suas possibilidades de crescimento, investindo em capacitação de excelência em áreas de latente necessidade profissional. A vinda de Troisgros é mais um momento para fortalecer e qualificar os setores de hospitalidade no Sul de Santa Catarina, dentro do propósito da Instituição em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico”, afirma.

O profissional, eleito chef do ano por diversos veículos como Revista Veja, Prazeres da Mesa, Guia Quatro Rodas e a revista inglesa Restaurant Magazine, há 15 anos é apresentador no canal GNT e atualmente comanda no canal o “Que Marravilha”, onde ensina receitas aos telespectadores. Ainda no GNT, apresenta ao lado dos chefs Felipe Bronze, André Mifano e Helena Rizzo o The Taste Brasil. Em outubro, estreou o reality Mestre do Sabor na TV Globo.

O coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio da Silva, enaltece a oportunidade de aprender com um profissional renomado, sofisticado e de grande importância para a transformação da cozinha brasileira. Conforme Silva, o chef uniu a gastronomia de seu país, a França, e os temperos brasileiros, se tornando referência no assunto e habilitando-o a abordar o assunto da aula-show “Liderança e empreendedorismo no setor da gastronomia”. “Além de ter uma carreira marcada pelo pioneirismo, Troisgros é um líder de sucesso frente a empreendimentos próprios. Dentro do planejamento da graduação, mapeamos perfis de sucesso em todo o Brasil, para proporcionar momentos como este, que seguirão sendo foco do curso”, ressalta o coordenador.

Saiba mais sobre a carreira do renomado chef

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto como acompanhamento de peixe. Seguindo os passos de seu avô, formou-se pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros e chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 40 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catelan, onde o chef então trabalhou.

Nos seus 40 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton John às autoridades como os presidentes Clinton e François Hollande.

Pelo Olympe, no Rio, premiado pela crítica internacional como um dos 50 melhores restaurantes da América Latina, com 1 estrela no Guia Michelin, passaram pratos fascinantes como a Terrine de Palmito Pupunha com Foie Gras e rapadura; Gnocchi de batata roxa e bacalhau imperial, com queijo da Canastra e a crepe soufflé de maracujá. Em 2017 a cozinha passou para as mãos do filho Thomas. Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes como CT Brasserie, CT Boucherie, Chez Claude e Le Blond versões de sua cozinha mais informal, que fazem parte do Grupo Troisgros Brasil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de outubro de 2019 às 16:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário