AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

História da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é contada na Unesc

História da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é contada na Unesc
Evento é realizado em mais de mil e quinhentas cidades simultaneamente (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A história da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o maior evento de iniciação e fomento à ciência do Brasil, está sendo contada na Unesc. A trajetória do evento, que chega a sua 16ª edição com a proposta única de estimular o desenvolvimento da cultura cientifica nas escolas, universidades, comunidades, museus e locais públicos, está em exposição no hall do Bloco da Reitoria. Em formato de revista, o material também está sendo distribuído junto aos kits do evento.  

Promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação desde 2004, o evento é realizado em mais de mil e quinhentas cidades, envolvendo mais de duzentas mil pessoas nas sete mil atividades registradas no mapa da Semana. A temática das atividades, alinhada em todo o território nacional, é escolhida de acordo com a realidade atual do país.

Como resultado, o evento proporciona a oportunidade de debates científicos dentro do ambiente acadêmico, um local para discutir resultados de pesquisas, sua relevância e seus impactos na sociedade e também direciona jovens do ensino médio ao aprendizado e reconhecimento da ciência como papel fundamental para o futuro.

Na Unesc, a Semana chega a sua 10ª edição com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", alinhado nacionalmente. A abertura oficial do evento ocorreu na segunda-feira (21/10), com a palestra “A Fapesc e os Programas de Tecnologia e Inovação no Estado de Santa Catarina”, com o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen.

A palestra com Holthausen e todos os demais eventos da SCT são abertos ao público em geral. A programação da Semana prevê eventos como: 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 5ª Feira de Ciências; 6ª Feira de Inovação; Palestra com Arthur Igreja sobre “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios”; 5º Talento Musical; Inovation Bootcamp; Jornada Empreendedora e 3ª Mostra Fotográfica do PPGSCol. 

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Já foram colocados em pauta no evento:

1ª edição – “Olhar para o céu”, uma abordagem a Astronomia;

2ª edição – “Brasil, olhe para a água”;

3ª edição – “Criatividade e Inovação”;

4ª edição – “Terra”, falou sobre a preservação da vida;

5ª edição – “Evolução e Diversidade”, em comemoração aos 150 anos da teoria da Evolução;

6ª edição – “Ciência do Brasil”;

7ª edição - “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”;

8ª edição – “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e prevenção de Riscos”;

9ª edição – “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”;

10ª edição – “Ciência, Saúde e Esporte”;

11ª edição – “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”;

12ª edição – “Luz, Ciência e Vida”;

13ª edição – “Ciência Alinhando o Brasil”;

14ª edição – “A Matemática está em tudo”;

15ª edição – “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2019 às 15:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário