AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Oralidade, escrita e retextualização pautam oficina na Semana de Ciência e Tecnologia

Oralidade, escrita e retextualização pautam oficina na Semana de Ciência e Tecnologia
Encontro, com inscrições esgotadas, reuniu professores e estudantes (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O segundo dia da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia segue movimentando o conhecimento no campus da Unesc. A tarde desta terça-feira (22/10) está sendo marcada pelas mostras e oficinas do evento. Entre as atividades foi realizado o encontro “Da oralidade para a escrita: um processo de retextualização”, ação que teve inscrições esgotadas e abordou a transformação da fala em escrita.

Aberta ao público, a troca de informações reuniu em maioria professores de escolas do Sul de Santa Catarina e estudantes de Letras. Para a assessora pedagógica da Unesc e professora do curso, Daniela Arns Silveira, o momento se torna de grande importância para a formação destes acadêmicos e crescimento dos profissionais. “A presença de alunos da graduação, que buscam ser professores, e docentes, que já atuam em sala de aula, é a soma que torna este encontro uma rica socialização de experiências”, afirma.

Dentro da oficina, as ministrantes abordaram noções de linguagem, práticas e processos de leitura e de produção textual e prática de retextualização. A assessora pedagógica e professora do curso de Letras, Cibele Beirith Figueiredo Freitas, também ministrou as conversas.

A Semana de Ciência e Tecnologia

Realizada simultaneamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em 2019 o evento o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

A abertura oficial do evento ocorreu nesta segunda-feira, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “A Fapesc e os Programas de Tecnologia e Inovação no Estado de Santa Catarina”, com o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fábio Zabot Holthausen.

A palestra com Holthausen e todos os demais eventos da SCT são abertos ao público em geral. A programação da Semana prevê eventos como: 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 5ª Feira de Ciências; 6ª Feira de Inovação; Palestra com Arthur Igreja sobre “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios”; 5º Talento Musical; Inovation Bootcamp; Jornada Empreendedora e 3ª Mostra Fotográfica do PPGSCol. 

A SCT conta com patrocínio do Crea-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sebrae e Biozenthi.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2019 às 14:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário