Valorização e preservação da memória na educação é pauta em visita da deputada Luciane Carminatti
A Unesc recebeu na tarde desta quinta-feira (9/5) a deputada estadual Luciane Carminatti (PT). Ela foi acolhida na Universidade pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta, pelo vice-reitor, Daniel Preve, pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, e membros do GRUPEHME (Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação). A valorização da educação, a atuação das universidades comunitárias e a importância de Paulo Freire foram pautas no encontro. “É sempre uma honra receber aqui quem tem na educação uma luta constante. É a base de um país forte e plural. Nossa universidade estará sempre de portas apertas”, afirma a reitora.
Preservação da identidade cultural
A visita da deputada foi motivada por uma iniciativa antiga. Desde 2013, o Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação busca incentivar políticas públicas pela preservação do patrimônio Escolar em Santa Catarina. O projeto de lei foi elaborado por professores e pesquisadores da Unesc e visa depositar no estado responsabilidades de zelar e qualificar o ensino.
Luciane, que já buscou a aprovação da iniciativa, avalia a proposta como importante. Segundo ela, existe uma ausência de políticas para a preservação dos acervos escolares. “Lamentavelmente, nossas escolas catarinenses não têm se constituído como lugares privilegiados para o cultivo da educação e de uma memória que contribua para a construção da cultura. A iniciativa aqui proposta vem para começar uma mudança neste cenário”, frisa.
O trabalho prevê a preservação de acervos como relatórios, jornal escolar, diários de classe, ficha cumulativa, livro termo de visita do inspetor escolar, planta da escola, histórico escolar, registro de cardápio, livro caixa escolar, livro de castigo, projeto pedagógico, plano de ensino dos professores, fotografia, modelo de boletim, hino escolar, convite de formatura, entre outros materiais.
A proposta também foi entregue ao secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, na noite desta quarta-feira (8/5). Leia mais.
Durante a visita, a deputada foi convidada a participar do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. O encontro também contou com a presença do coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho; do coordenador do Cedoc (Centro de Documentação), Paulo Sérgio Osório; e das professoras e pesquisadoras do Grupo, Michele Gonçalves, Giani Rabelo, Marli de Oliveira Costa e Cintia Martins.
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
09 de maio de 2019 às 18:441 comentário
Giani Rabelo
11 de maio de 2019 às 13:37Foi um importante encontro para nós, membros do GRUPEHME e do CEDOC. Temos grandes apoiadoras(es) na defesa da preservação do patrimônio educativo/escolar de Santa Catarina.
Newsletter
RSS