AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisa de acadêmicas da Unesc contribuirá com a saúde de mulheres na Aldeia Marangatú

Pesquisa de acadêmicas da Unesc contribuirá com a saúde de mulheres na Aldeia Marangatú
Aprovação do projeto foi realizada em visita nesta quinta-feira (4/3) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das estudantes de Enfermagem Luana Campos e Eduarda Souza, contribuirá com questões de saúde na Aldeia Marangatú, localizada no município catarinense de Imaruí. Nesta quinta-feira (4/3), as acadêmicas foram recebidas pelo vice-cacique, Ricardo Benite, para a assinatura de aprovação da pesquisa.

Segundo Luana, o trabalho será desenvolvido com foco na mulher indígena. Ela explica que dentro das possibilidades, os conhecimentos obtidos e os dados coletados sairão do papel e contribuirão em questões importantes na aldeia. “Primeiro daremos visibilidade à luta deles e buscaremos desmitificar alguns pré-conceitos. Após concluir esta etapa, poderemos seguir para ações importantes no local, como atividades relacionadas à saúde e oficinas de cuidados pessoais e coletivos”, explica.

Esta foi a primeira visita ao local e teve o objetivo de conhecer as pessoas e o território. O próximo passo será realizado em questionários e entrevistas com os profissionais de saúde atuantes na região da aldeia. “São eles que fazem a interlocução entre as unidades de saúde e as índias. Assim, vamos conhecer um pouco sobre os procedimentos, que para nós é de rotina, mas para eles têm a influência da cultura local”, explica Luana.

A conversa com os agentes de saúde também servirá como base para coleta de dados da situação atual da vida e da saúde das indígenas. Segundo a autora, a produção também quebrará paradigmas relacionados à chegada nas aldeias. “Comemoramos este passo inicial, já que os processos burocráticos são difíceis. Esperamos que este trabalho abra portas para outras possibilidades e supra a carência de informação presente. Queremos continuar promovendo ações e quem sabe levar a pesquisa para um trabalho de mestrado”, conta a estudante.

Durante a visita, os representantes da Unesc também foram recepcionados pelos líderes espirituais da aldeia, na Casa de Reza, considerada o local de maior importância na comunidade. As acadêmicas foram acompanhadas por seus professores orientadores, Susane Perico e João Batanolli.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2019 às 19:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário