AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores e mestrandos debatem direitos humanos e sociedade com o professor doutor Rosembert Ariza Santamaría

Professores e mestrandos debatem direitos humanos e sociedade com o professor doutor Rosembert Ariza Santamaría
Encontro foi promovido na tarde desta terça-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma tarde para debater os Direitos Humanos dentro do contexto latino-americano na Unesc. Assim foi a nona edição do encontro Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade, promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) na tarde desta terça-feira (26/2), com a temática “Processos constituintes e descolonização jurídica na América Latina”. A troca de conhecimentos foi ministrada pelo professor doutor Rosembert Ariza Santamaría, da Universidade Nacional da Colômbia.

A pesquisa apresentada no encontro, fundamentada por Santamaría, foi desenvolvida durante cinco anos de estudos sobre democracia e direitos na Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. “A Venezuela é um bom exemplo do assunto que abordaremos. O retrato da situação política e econômica no país evidencia elementos importantes ao analisar direitos, deveres, democracia e constituição”, explica o professor.

Reconhecimento

A vinda do pesquisador foi exaltada pelo vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, que destacou a iniciativa como de grande importância para a qualidade do ensino no PPGD. “É uma honra recebê-lo. Um profissional com estudos fundamentais e uma grande dedicação na área da pesquisa. Em nome da reitoria, parabenizo a iniciativa de tê-lo aqui. O Programa tem muito a contribuir com nossa cidade, estado, país e com a América Latina como um todo”, ressalta Daniel.

Durante as conversas, o palestrante também abordou a temática atual representada no Brasil, citando exemplos como a solicitação do MEC (Ministério da Educação) para que escolas compartilhem vídeos de seus estudantes cantando o Hino Nacional Brasileiro.

Santamaría também trouxe três obras de autoria própria para disponibilizar na Biblioteca da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário