AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Resultado de roda de conversa sobre acessibilidade é apresentado à COMAVH

Resultado de roda de conversa sobre acessibilidade é apresentado à COMAVH
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A necessidade de maior difusão das políticas institucionais sobre inclusão de pessoas com deficiência no campus é um dos pontos resultantes da roda de conversa realizada no mês de setembro, promovida pelo SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), durante a Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc. Este e outros aspectos foram compartilhados na tarde desta quarta-feira (29/11), durante reunião da COMAVH (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos).

Realizado na sala 1 do bloco O, o encontro contou com estudantes que possuem algum tipo de deficiência e que já haviam participado do evento anterior.  Na oportunidade, eles, juntamente com os membros da COMAVH, tiveram acesso ao resultado da roda de conversa. A falta de informação sobre alunos com deficiência que entram na Universidade também foi apontada. “Para resolver este problema, já mantivemos contato com o Departamento de Tecnologia de Informação, que deverá ajustar o formulário de matrícula, garantindo que o acadêmico com deficiência possa se identificar”, informou a coordenadora do SAMA, professora Zélia Medeiros Silveira.

Dificuldades por parte dos professores no atendimento a esses alunos também outro aspecto debatido na roda de conversa. Conforme Zélia, para o enfrentamento dessa dificuldade, já está sendo elaborada uma cartilha de orientação sobre questões pedagógicas e atitudinais em sala de aula. Da mesma forma, a temática deverá ser levada para a formação continuada dos docentes, bem como a funcionários de setores de atendimento ao acadêmico, como secretaria, Centac, Biblioteca e Cepae.  A coordenadora do SAMA disse ainda que a capacitação também deverá abranger aspectos básicos da Libras, para melhorar o atendimento do aluno.

São parceiros da iniciativa o CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, a equipe do projeto “Percepção dos acadêmicos com deficiência sobre a inclusão e acessibilidade na Unesc” e o programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de novembro de 2017 às 21:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário