Estudantes de São João do Sul se redescobrem por meio da arte
Ampliar a concepção de arte e o repertório artístico cultural de estudantes foi um dos pilares da criação do projeto de estágio obrigatório do acadêmico Frank Raupp, do curso de Artes Visuais - Licenciatura. Ele escolheu a Escola de Educação Básica Caetano Lummertz, de São João do Sul, como palco de atuação. Os pequenos do terceiro ano do Ensino Fundamental participaram da ação, e mergulharam na arte para desenvolver outras formas de ver o mundo.
Frank comentou que são propostas atividades que nascem com o imaginário de cada aluno, que se relacionem com suas experiências e suas inquietações. “Acredito que a arte, a contextualização, o fruir e a experimentação podem ajudar no processo de nos percebermos e perceber o mundo. Foi notória a evolução do trabalho em grupo, o respeito pela opinião do outro e um crescimento no conhecimento sobre o que é arte, que para eles estava muito relacionado ao figurativo”, ressaltou.
Para Frank, a presença da arte na vida das crianças proporciona a elas novas formas de se expressar. “Em um mundo de incertezas e verdades subjetivas, a arte é uma forma de expressão e conexão com o eu e o mundo, é o elo entre o sentir e o que já foi sentido. Ela é libertadora, sendo uma forma de expulsar nossos sentimentos, tanto bons quanto ruins”, contou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
20 de junho de 2017 às 21:20
Newsletter
RSS