AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta

Pela construção de uma sociedade que cuida do planeta
Semana do Meio Ambiente da Unesc inicia neste domingo (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma das grandes preocupações da Unesc é o cuidado com as questões socioambientais. Com base nas políticas institucionais da Universidade, que traz uma concepção da integração de todos os elementos que compõem o ambiente em que vivemos, nasceu a programação da 12ª Semana do Meio Ambiente, que traz como tema central “As Questões Socioambientais e os Cuidados com a Casa Comum”. O evento inicia neste domingo (4/6), com o Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, e segue até quarta-feira (7/6), com palestras, debates e outras atividades educativas.

Os cuidados com o ambiente físico, gestão de resíduos, mobilidade urbana e acessibilidade, economia solidária, segurança alimentar, resíduos sólidos, ética, direitos humanos, entre outros assuntos, serão debatidos durante a semana.

Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Zeca Virtuoso, o encontro tem o intuito de nos ajudar a compreender melhor a nossa atual realidade socioambiental. “A começar pela questão dos recursos hídricos, pois coloca nossa região em situação de vulnerabilidade hídrica, em virtude da contaminação de dois terços dos rios pelo esgoto doméstico, pela mineração e por uso de agroquímicos na agricultura, dentre outras fontes poluidoras”, comentou.

Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia

Para abrir o encontro, neste domingo (4/6), ocorre o 1º Giro Ciclístico Rota do Rio Mãe Luzia, que vai mobilizar ciclistas em defesa da bandeira da recuperação do Rio Mãe Luzia. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer um movimento articulado pela comunidade regional, motivado pelo livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, lançado em 2014, pelo professor Carlos Renato Carola e o historiador Nilso Dassi.

O evento ciclístico é um dos pontos altos da programação, no qual são esperados mais de 500 ciclistas para um percurso de aproximadamente 80 quilômetros. O trajeto inicia na nascente do Rio Mãe Luiza, no município de Treviso, às 7 horas, e passa pelos municípios cortados pelo rio: Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha e Maracajá. “Será uma grande oportunidade para a população envolvida pensar sobre a importância de buscarmos as condições políticas e técnicas para a realização de projetos que melhorem a situação atual do rio, devolvendo, assim, a esperança do retorno da vida ao longo do seu leito”, comenta Zeca.

Os ciclistas farão uma parada em cada município onde o prefeito de cada cidade assinará o Tratado do Rio Mãe Luzia, documento que consta uma ação efetiva que cada município se compromete a fazer ainda esse ano em prol do rio. Além da assinatura do Tratado, cada município preparou uma atividade para receber a comunidade nesse dia.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário