Democracia e luta antirracista abre a programação do Maio Negro na Unesc
Professores, alunos e comunidade se unem na Unesc em busca pela igualdade. Iniciou na noite desta segunda-feira (15/5), a programação do Maio Negro. O encontro tem o objetivo de dialogar criticamente sobre a dispersão africana e as disputas no campo de produção do conhecimento sobre a África. A abertura foi ministrada pelo professor doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Udesc.
Com o tema "Os desafios da luta antirracista no Brasil", Paulino fez um balanço geral sobre os desafios não só da luta antirracista, mas sim, da ascensão da democracia. “O Brasil é o país dos privilegiados, com um sistema democrático falho. Não há democracia enquanto existam pessoas que não se sintam parte do sistema, todos precisam se sentir reconhecidos. Não se pensa nos direitos associados ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana, querem privilégios, querem o consumo”, comentou o professor.
Raça, classe e gênero, saúde da população negra, afroempreendedorismo, direitos humanos, entre outros assuntos, serão temas de atividades durante o encontro que é gratuito é aberto ao público. A programação conta com palestras, feiras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras atividades. O encontro ocorre até quarta-feira (17/5), em diversos espaços do campus Unesc.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, comentou que é de suma importância trazer debates tão significativos como esse para dentro da Universidade. “O Maio Negro nos faz pensar em nossa origem e no papel de cada um dentro de nossa sociedade. Ele rompe essas barreiras tão feias, criadas pela desunião humana. Hoje, temos a possibilidade de aprendermos uns com os outros”, ressaltou.
Também comentaram sobre a importância do evento ressaltando o debate sobre os temas propostos a coordenadora do Neab, Janaína Damásio Vitório; o coordenador adjunto do curso de História, Paulo Osório, e a coordenadora do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Priscila Cardoso.
Confira a programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
15 de maio de 2017 às 21:49
Newsletter
RSS