AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Álvaro Vieira Pinto lutou pela construção de um pensamento nacionalista

Álvaro Vieira Pinto lutou pela construção de um pensamento nacionalista
Professor da Unidave falou sobre a vida do autor em Colóquio (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Um pensador que em toda a sua vida buscou ressaltar a importância do pensamento nacionalista. Álvaro Vieira Pinto, um dos maiores intelectuais do nosso país é tema de um Colóquio na Unesc. O evento, que iniciou nesta segunda-feira (31/10) tem o objetivo de trabalhar e disseminar suas ideias.

A abertura contou com uma palestra do professor da Unidavi José Ernesto de Fáveri, doutor em Filosofia e Educação. Segundo ele, Álvaro foi o único intelectual brasileiro que dedicou a sua vida para pensar em um Brasil desenvolvido, autônomo e soberano. “Ele tinha o objetivo de humanizar os indivíduos e a sociedade, e com isso, despertar, intalar e desenvolver um pensamento crítico sobre a realidade nacional”, comentou.

O doutor afirmou ainda que as obras de Álvaro trazem um panorama atual sobre o nosso país. “Há 60 anos atrás ele fazia uma analogia sobre a política e o desenvolvimento do Brasil. O interessante é que estamos passando por uma onda extremamente parecida”, contou Fáveri.

Saiba mais


A programação do evento conta com debates sobre a biografia do autor, socialização de grupos de pesquisa e uma mesa redonda sobre as categorias filosóficas de Álvaro. Outro objetivo do evento é subsidiar as pesquisas que se desenvolvem a partir das discussões lançadas pelo autor e realizadas no âmbito dos diversos grupos.

Inscrições


Para participar do encontro, que ocorre até esta terça-feira (1º/11), basta enviar e-mail aos organizadores, os professores Rafael Rodrigo Mueller e Graziela Giacomazzo, no gfg@unesc.net e rrmueller@ymail.com.

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de outubro de 2016 às 16:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário