O papel e a importância dos Fóruns Municipais de Educação
A Unesc recebeu profissionais da educação e estudantes dos cursos de Licenciatura da Amrec, Amesc e Amurel nesta sexta-feira (19/8) para o seminário “Plano Estadual de Educação/SC em Movimento – Fóruns Municipais de Educação: Seu papel e importância na democratização da Educação em Santa Catarina”. O evento, que ocorre no Auditório Ruy Hülse e diversos espaços do campus, contou com a palestra do coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo.
Araújo trouxe reflexões sobre o papel e a importância dos Fóruns Municipais de Educação. Estes espaços têm como atribuições a participação, o processo de concepção, implementação e avaliação da política estadual de educação, além do planejamento e coordenação das Conferências Estaduais de Educação, e a articulação com o Fórum Nacional e Fóruns Municipais de Educação.
“Espero que vocês se sintam abraçados e acolhidos neste momento pela Unesc. É um prazer fazer parte desde evento que vai planejar e refletir sobre as diretrizes da educação. Espero que todos saiam daqui com esclarecimento e objetivos que agreguem no futuro da educação”, destacou o reitor Gildo Volpato. A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Unesc em prol de uma educação de qualidade e lembrou da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. O evento desta sexta é uma das ações da campanha.
Grupos de Trabalho
O evento também contou, no período da tarde, com Grupos de Trabalho discutindo a constituição e implementação de Fóruns em Santa Catarina. Das discussões sairá um documento com sugestões, que será encaminhado para o Fórum Estadual de Educação.
“É de grande importância discutirmos sobre o futuro da educação. A educação de hoje é o que vai garantir uma sociedade com melhores condições de vida amanhã ”, comentou a professora Eliane Baranoski, que fazia parte do público presente no evento.
Fórum Municipal
Coordenado pelo Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina e pela UFSC, o seminário ocorre em cinco cidades polos: Lages, Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Chapecó. O evento na Unesc contou com a presença, na mesa de abertura do Fórum, além do reitor e da diretora da UNA HCE da Unesc, do gerente de Educação de Criciúma, Jucilene Antônio Fernandes; da representante da Secretaria de Educação de Criciúma, Marlene Amorim, e dos membros do FEE/SC (Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina), Elza Moretto (coordenadora), Rute da Silva, Vera Bazzo, Darli Zunino, Marilú Angela May, Leda Scheibe, Fabrício Lima e Sergio Bassetti.
Professor, orgulho de ser
O evento desta sexta-feira faz parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEM Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
19 de agosto de 2016 às 13:27
Newsletter
RSS