AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Políticas públicas e Desenvolvimento Sustentável são debatidos na Unesc

Políticas públicas e Desenvolvimento Sustentável são debatidos na Unesc
Encontro foi ministrado pelo professor da Valmor Schiochet (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

“A resposta para um bom desenvolvimento socioeconômico está nas organizações cooperativas”. Essa foi a certeza que o professor da FURB Valmor Schiochet trouxe para a conferência de abertura da Jornada Nacional de Desenvolvimento e Políticas Públicas e o 5º Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.  O encontro, promovido pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), ocorre até quarta-feira (1/6) e tem o intuito de debater fatores sociais e econômicos que envolvem a sociedade.

Segundo o professor, os índices de desenvolvimento são maiores nas comunidades que promovem ações colaborativas. “Cooperativas de agricultores, artesãos, catadores, esses e outros grupos que geram renda familiar e trazem melhores condições de vida para os envolvidos, quando presentes nas comunidades, fortalecem o desenvolvimento e trazem melhores indicadores em seus processos econômicos”, ressaltou Schiochet.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, o debate é essencial. “Discutir políticas públicas é um trabalho de todos nós e eventos como esse mostram que a ciência de valor, desenvolvida dentro da Unesc, consegue estabelecer uma ligação que vai além dos muros universitários. Precisamos construir projetos de felicidade, de forma colaborativa. E nessa construção, a ciência tem um papel fundamental”, destacou.

O coordenador do PPGDS, Alcides Goularti Filho, também ressaltou a importância das políticas públicas. Segundo ele elas devem estruturar a sociedade e contribuir com a redução da desigualdade socioeconômica.

Sobre o evento


O segundo dia de evento traz o tema “Direito à Cidade e Conflitos Urbanos”. A conferência será ministrada pelo professor UFPR José Ricardo Vargas de Faria.

O encontro também apresenta oito eixos temáticos, que serão desenvolvidos por meio da apresentação de trabalhos, são eles: “Economia, Trabalho e Desenvolvimento regional”, “Pesquisa e Inovação”, “História social e política”, “Políticas públicas, cidadania e novos direitos”, “Estratégias, desenvolvimento e sustentabilidade”, “Cidadania, Educação, Justiça Social e Políticas Públicas”, “Empreendedorismo e Empreendedorismo Social” e “Contabilidade gerencial e financeira”.

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de maio de 2016 às 21:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário