AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

"Quadrinhus no Campus": Estudantes de Artes Visuais desenvolvem contos em tirinhas online

Material será lançado durante o Congresso Ibero-americano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Personagens, desenhos e diversas histórias. Os alunos da terceira fase do curso de Artes Visuais da Unesc tiveram uma experiência diferente. Eles produziram contos para o projeto “Quadrinhus no Campus”, desenvolvido de forma interdisciplinar nas matérias de Ilustração e Imagens Digitais. Um desses alunos foi o Paulo Costa, que trouxe por meio de sua figura alada, uma reflexão sobre luz e escuridão.  O material vai virar um e-book, que será lançado durante o Congresso Ibero-Americano, que ocorre em maio na Unesc.

Um humanoide, com asas no lugar dos braços. Esse é o personagem de Costa, que vem acompanhando o estudante em seus processos de criação há algum tempo. Para o projeto, ele tinha a intenção de desenvolver o pensamento.  “Procurei suscitar uma reflexão sobre os princípios da luz e escuridão que nos habitam de forma caótica. Minha tirinha trouxe a importância de desenvolver o equilíbrio entre estes dois polos”, comentou.

O aluno afirma ainda, que a atividade o fez enxergar um caminho diferenciado de expressão artística. “Trabalhar os quadrinhos é unir história e ilustração, coisa que até então eu fazia de forma separada. Mas o trabalho me trouxe aos olhos novas oportunidades artísticas que podem ser desenvolvidas dentro desse novo tipo de abordagem”, comentou.

O projeto “Quadrinhos no Campus” foi desenvolvido por meio dos professores Sérgio Honorato (Ilustração) e Alan Cichela (Imagens Digitais). Por meio da disciplina de Ilustração, os alunos criaram seus personagens e desenvolveram o enredo da tirinha. Já em Imagens Digitais, as tirinhas foram arte-finalizadas e coloridas, seguindo os critérios dos alunos, orientados pelo professor.

Segundo o professor Honorato, os alunos desenvolveram seus contos inspirados em situações do cotidiano, com personagens que espelhavam suas próprias personalidades. Ele comentou ainda que o mercado de trabalho na área da ilustração está aquecido e que os quadrinhos são uma alternativa profissional. “Hoje nós estamos em uma época que podemos chamar de “Era de Ouro” dos quadrinhos. É um caminho promissor para os profissionais de Artes Visuais”, ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de março de 2016 às 13:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário