Participantes do Viver Sus Unesc recebem certificado nesta terça-feira
Alunos, professores e residentes da Unesc, participantes do Viver SUS, conheceram a realidade da rede pública de saúde durante uma semana. Eles realizaram oficinas de sensibilização e atividades de imersão em 13 municípios da região. E a cerimonia de certificação dos participantes ocorre nesta terça-feira (25/8), às 19 horas, no Auditório Rui Hülse. Durante o encontro, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta vai ministrar uma conferência sobre “Integração ensino serviço como estratégia para qualificação de formação em saúde”.
Nesta edição do projeto foram envolvidos 63 alunos, 24 residentes multiprofissionais e 28 professores, além da equipe organizadora. “Os alunos adquiriram uma experiência única vivenciando o cenário do SUS como protagonistas, conhecendo ambientes reais, fora da sala de aula”, comentou a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.
De novidade, o programa trouxe a participação dos municípios da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e o Viver SUS docente, que possibilitou aos professores dos cursos da saúde da Universidade, que ainda não haviam passado pela rede pública de saúde, o contato direto com o SUS. “Os professores afirmaram que a experiência foi positiva para a própria formação. Após o contato com o projeto eles poderão adaptar a vivência do SUS para a sala de aula”, ressaltou Indianara.
O programa ocorreu nos munícipios de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Orleans, Siderópolis, Sombrio e Treviso.
Conferência
Debater a importância da integração entre o serviço de saúde e o ensino. Esse será o principal objetivo da conferência. “A ideia é discutir o crescimento dessa parceria, que desenvolve os alunos por meio do contato com a realidade do SUS e os profissionais da área que trocam experiências com esses estudantes”, ressaltou Indianara. A professora acredita que essa estratégia de integração entre ensino e serviço fortalece a saúde regional.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
24 de agosto de 2015 às 14:54
Newsletter
RSS