Curso de História realiza votação para criar galeria de personagens
Com o intuito de criar uma galeria de historiadores e historiadoras memoráveis, o curso de História da Unesc realizou uma votação nesta quarta-feira (19/8). Professores e alunos escolheram nomes como Eduardo Galeano, Sandra Jatahy Pesavento, Michelle Perrot e Caio Prado Júnior, personagens impactantes que fizeram parte da trajetória da profissão e que são utilizados constantemente como referências nas diversas disciplinas do curso.
Além da homenagem, a galeria também tem a proposta de apresentar estes personagens. “Há casos que você conhece o autor, leu muitos de seus textos, mas nunca o viu, ao menos em fotografia, ou não conhece sua trajetória. A ideia então, é tornar o contato entre os autores e os alunos mais humano e também uma maneira de integrar as diversas fases e disciplinas”, explicou o coordenador do curso, Paulo Sérgio Osório.
Os historiadores foram indicados pelos professores do curso, a galeria vai estar situada na parede do Bloco M, onde circulam os alunos e professores de História. Além dos já citados, também foram escolhidos os historiadores: Eric Hobsbawm, Jacques Le Goff, Marc Bloch, Margareth Rago, Silvio Coelho dos Santos, Walter Benjamim e Sérgio Buarque de Holanda.
Mostra de vídeos
Também na quarta-feira, o Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e o CAHEL (Centro Acadêmico de História Edson Luís), com o apoio do curso de História, realizaram a I Mostra de Vídeos Históricos, que apresentou 12 audiovisuais de estudantes e egressos de História. O encontro fez parte das comemorações de aniversário de 15 anos do Cedoc e 20 anos do CAHEL e do curso de História. Os audiovisuais foram desenvolvidos na disciplina de Oficina de Ensino e Pesquisa: História, Imagem e Som, e fazem analogia à história e memória da região sul do Estado de Santa Catarina.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
20 de agosto de 2015 às 20:37
Newsletter
RSS