AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mestrado em Saúde Coletiva inicia atividades com Aula Inaugural

Mestrado em Saúde Coletiva inicia atividades com Aula Inaugural
Professora doutora de Recife foi a palestrante da noite (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc iniciou suas atividades oficialmente nesta sexta-feira. E para marcar este começo, o PPGSCol (Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva) e a UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) trouxe a coordenadora adjunta da área da Saúde Coletiva para Mestrados Profissionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), professora doutora Eduarda Ângela Pessoa Cesse.

A Aula Inaugural teve como tema “Importância e Perspectivas do Mestrado Profissional no Contexto da Saúde Coletiva”. Este é o sexto Mestrado da Instituição.

Eduarda, que também é pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), afirma que um Mestrado Profissional como o da Unesc tem o objetivo de identificar problemas no cotidiano dos serviços de saúde e alia o estudo à técnica. “A Universidade trabalha junto com os gestores de saúde e esta união vai colaborar com os serviços prestados na saúde coletiva”, afirma. Segundo a professora doutora da Capes, não é possível trabalhar com saúde coletiva sem que haja um engajamento com políticas públicas da área.

O novo mestrado da Unesc irá atuar na área de concentração “Gestão do Cuidado e Educação em Saúde” com as linhas de pesquisa “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde”, “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” e “Promoção da Saúde e Integralidade”. Segundo a coordenadora do Mestrado da Unesc, Maria Inês da Rosa, o objetivo é formar profissionais e gestores na área da saúde para qualificação e inovações da gestão na saúde, com foco no cuidado e educação.

Para o reitor Gildo Volpato este é mais um projeto pensado e realizado com o apoio de entidades e da comunidade. “O Mestrado em Saúde Coletiva irá contribuir com a produção de conhecimento para o desenvolvimento da área da saúde regional. É uma satisfação para a Universidade implantar um projeto como esse”, afirma Volpato.

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, comentou que a qualificação de profissionais da saúde contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. “Quem ganha não são só os alunos e a Unesc. A sociedade toda é beneficiada com a qualificação dos profissionais e isso colabora também na qualidade de vida das pessoas”.

Durante o evento, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, recebeu de Maria Inês uma placa de “Coordenadora Honorária do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva”. Segundo Luciane, o PPGSCol é o resultado de um investimento da Instituição, que se preocupa com o fomento da pesquisa e levou em consideração uma demanda da comunidade e dos municípios da região.

A Aula Inaugural teve a participação de professores e estudantes do Mestrado, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e do curso de Enfermagem da Universidade. A gerente Regional de Saúde, Lisiane Tuon, e o secretário de Saúde de Criciúma, Paulo Conti, também participaram do evento.

Aposta na carreira


A primeira aula do Mestrado ocorreu na manhã desta sexta-feira (10/4), com a apresentação dos professores e estrutura aos novos estudantes da Unesc. Leyce da Rosa dos Reis, fonoaudióloga de Sombrio, é um dos alunos do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc. Ela conta que ainda na graduação já fazia planos de ingressar em um mestrado. “Me formei e preferi passar um ano trabalhando na parte clínica antes de dar continuidade aos estudos. Hoje trabalho em Criciúma, Urussanga e Lauro Müller de segunda a quinta, porque nas sextas-feiras vou me dedicar ao Mestrado na Unesc. Tenho interesse em ampliar meu conhecimento nesta área e iniciar carreira acadêmica. Do mestrado, passarei ao doutorado”, conta.

Fonte: Secom

10 de abril de 2015 às 23:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário