Alunos de História visitam Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Os estudantes da quinta fase do curso de História da Unesc tiveram um dia diferente. Nesta quinta-feira (9/4) eles visitaram o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, em Orleans. Durante a saída de campo, os alunos tiveram a oportunidade de observar documentos, muitos deles produzidos no século 19, discutir e apresentar os temas tratados pelos colonos e diretores da Empresa Colonizadora Grão Pará, além de visualizar objetos usados em séculos passados.
No Unibave, o grupo foi recebido pelos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon, que monitoraram a visita no Museu ao Ar Livre e ao Centro de Documentação, que é responsável pela guarda do acervo da “Empresa Colonizadora Grão Pará”, instalada na região na segunda metade do século 19.
Segundo o professor Paulo Sérgio Osório, que ministra a disciplina “Laboratório de Ensino e Pesquisa: Arquivo e Documentação” e foi o responsável pela saída de campo, o acervo conta com uma grande quantidade de documentos com registros das atividades desenvolvidas pelos colonos que chegaram à região de Orleans por volta de 1881 vindos de diversos lugares da Europa. “O acervo conta com mapas, relatórios, cartas, panfletos de propaganda, registros de terra, cadernetas de campo, entre tantos outros que guardam parte das memórias ligadas ao período colonial”, comenta.
Fonte: Secom
09 de abril de 2015 às 20:25
Newsletter
RSS