Novembro Azul: estudantes fazem teste de glicemia e pressão em funcionários
Com a correria do cotidiano, poucas pessoas lembram de fazer seus chamados exames de rotina. Para conscientizar e monitorar a saúde dos funcionários da Unesc, acadêmicos de Enfermagem e Psicologia estão aplicando questionários de rastreamento de fatores de risco para o diabetes e fazendo teste de glicemia, mensuração da cintura e de pressão arterial em colaboradores da Universidade. A ação faz parte do movimento “Tudo Azul no Campus”, alusivo ao “Novembro Azul” e ocorre até sexta-feira (14/11).
“Muitos funcionários ficam sentados o dia todo e não realizam atividades físicas. Com esse tipo de rotina, as chances são maiores de ter hipertensão ou diabetes. A ideia é realizar um diagnóstico e atingir o público de risco. Após a análise, vamos entrar em contato com essas pessoas para levar maiores informações sobre os perigos destas doenças”, comenta a acadêmica da sexta fase do curso de Enfermagem, Thaise dos Santos Henrique.
Ações do Novembro Azul continuam
Nesta quinta-feira (13/11), na Praça Nereu Ramos, ocorre a Feirinha da Saúde, das 13 às 17 horas, com testes de saúde e orientações. Participam da ação estudantes e professores dos cursos de Nutrição, Farmácia e Enfermagem.
Já na sexta-feira (14/11), será realizada a Caminhada Azul, com saída às 9 horas da frente do Bloco S da Universidade e chegada no Monumento das Etnias, no Paço Municipal. No mesmo local será realizado o encerramento do 2º Seminário Regional para Pessoa com Estomia, com a realização de atividades físicas orientadas.
Também na sexta-feira, das 14 às 17 horas, a Unesc receberá profissionais de saúde de Criciúma para um evento aberto ao público em geral, sobre Pé Diabético (uma complicação que ocorre quando uma dos pés desenvolve uma ferida. Ela pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados).
Durante todo o mês, haverá roda de conversas com pacientes do Programa de Diabetes da Unesc, realizado em parceria com a prefeitura de Criciúma e, na última semana de novembro, haverá um mutirão nas Clínicas Integradas da Universidade para avaliação da presença do Pé Diabético.
Fonte: Secom
12 de novembro de 2014 às 17:21
Newsletter
RSS