AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores participam de oficina sobre Metodologias Inovadoras

Professores participam de oficina sobre Metodologias Inovadoras
Ação integra a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A capacitação dos docentes é uma atividade constante da Universidade. Hoje (21/10), mais uma etapa desta ação foi realizada envolvendo docentes de diversos cursos, com a oficina intitulada: “Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Promoção da Autonomia dos Estudantes”. A atividade ocorreu no LMI (Laboratório de Metodologias Inovadoras), e fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

O encontro foi mediado por professores que participam do Núcleo Pedagógico de Metodologias. “Temos a intenção de buscar a autonomia do aluno através da utilização das metodologias ativas, para isso, os professores estão discutindo o assunto em uma atividade que une a teoria e a prática. Desta forma, eles trabalham o tema da oficina já empregando as metodologias ativas, e esse é o movimento que deve ser realizado em sala da aula”, comenta a coordenadora do Núcleo, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

Para a professora participante do Núcleo, Elenice Padoin, um dos desafios da ação é de incentivar o estudante a focar na aprendizagem e não na nota final. “Nós recebemos alunos condicionados a estarem em uma situação passiva em sala de aula, onde o único que contém conhecimento é o professor, nós queremos fugir disto e influenciar os estudantes a serem mais participativos. Eles precisam entender que a avaliação faz parte do processo de ensino, mas não é o principal foco em sala de aula”, ressalta.

Para o professor do curso de Administração Thiago Francisco, estudar as metodologias ativas é um privilégio. “Tenho aprendido muito com os membros do Núcleo e isso tem me encorajado a utilizar essas metodologias em disciplinas que são importantes para o projeto pedagógico. Há grandes desafios, mas também há inúmeros caminhos para extrair o melhor de cada estudante através desse instrumento, contribuindo para a consolidação das competências essenciais para a formação do egresso”, destaca.

Dentro da atividade, os professores também discutiram a autonomia dos estudantes. “É preciso que os alunos tenham autoestima positiva para ter autonomia em sala de aula. Esse sentimento pode ser desenvolvido através das vivências e para isso, as metodologias contribuem para o fortalecimento da confiança e da competência do aluno, que aumentam a autoestima. Através das práticas ativas eles se sentem capazes e refletem esse anseio em suas atividades”, ressalta a professora Iara Hammen, participante Núcleo Pedagógico de Metodologias.

Saiba mais

O LMI se insere no objetivo da Unesc de investir em espaços diferenciados junto à formação continuada dos professores. Dentro dessa proposta, a Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de graduação) firmou este ano um acordo de Cooperação Universitária com o Liceu Coração de Jesus e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), junto ao STHEM Brasil (do inglês, Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática), um projeto coordenado com o apoio do Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas), afiliado à Universidade de Harvard.

Fonte: Secom

21 de outubro de 2014 às 21:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário