AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto utiliza tinta para converter energia da luz solar em energia elétrica

Projeto utiliza tinta para converter energia da luz solar em energia elétrica
Resultado foi socializado na Reitoria nesta terça (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Desenvolver uma tinta que tem a capacidade de converter energia da luz solar em energia elétrica, ou seja, que utilize a tecnologia de energia fotovoltaica (que usa a luz solar para gerar eletricidade). Este era o objetivo de um projeto que a Unesc desenvolveu nos últimos dois anos e cujo resultado foi apresentado pelos pesquisadores da Universidade nesta terça-feira (26/8). “Atingimos nosso objetivo. Agora podemos avançar à próxima fase, que é ver a viabilidade e aplicação desse material”, conclui o coordenador do projeto, professor doutor Luciano da Silva.

O desenvolvimento da tecnologia foi financiado pelas empresas do setor energético Baesa, Enercan e Sefac, com recursos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), baseado na Lei 9.991/2000. Ao longo dos dois anos de pesquisas foram investidos mais de R$ 1 milhão no projeto, desenvolvido através do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

A apresentação foi acompanhada pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato; pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; pelo coordenador de P&D da Baesa, Marcus Santana, e por colaboradores da Universidade. “Ficamos muitos satisfeitos com o resultado. Desenvolvemos projetos em todo o Brasil e não esperávamos encontrar o nível de estrutura e profissionais que encontramos aqui”, comenta Santana.

O projeto "Desenvolvimento de tinta Fotovoltaica Baseada em Soluções Poliméricas Nanoestruturadas para Aplicações em Revestimentos de Superfícies Externas" poderá seguir para a próxima fase, que é de análise da viabilidade e aplicação da tinta. Somente nesta fase ele já resultou em duas patentes, três dissertações (mestrado) e vários artigos, além do produtor inovador.

Fonte: Secom

26 de agosto de 2014 às 18:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário