AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos de Engenharia Ambiental visitam diferentes áreas da região

Alunos de Engenharia Ambiental visitam diferentes áreas da região
Nova Veneza e Forquilhinha fizeram parte da saída de campo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Áreas degradadas, de deposição de resíduos de indústrias metalúrgicas e locais de captação de água foram alguns dos pontos visitados por estudantes e professores da 7ª fase do curso de Engenharia, terça-feira (27/5). A saída de campo fez parte de um trabalho interdisciplinar.

O roteiro da visita incluiu a comunidade de Rio Carvão (áreas degradadas e coquerias) e a comunidade de Rio América (aterro sanitário), ambas em Urussanga; o Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza (área de deposição de resíduos de indústrias metalúrgicas); Nova Veneza/Siderópolis (Barragem do Rio São Bento); Rio Mãe Luzia, em Forquilhinha (degradação da mata ciliar); BR 101, em Maracajá (pedreira) e Morro dos Conventos (foz do Rio Araranguá).

Segundo a coordenadora do curso, Paula Tramontin Pavei, a saída possibilitou que os acadêmicos avaliassem os principais problemas ambientais da região e integrassem os conhecimentos adquiridos, de forma interdisciplinar. “A intenção foi a de que os alunos tivessem o máximo possível de informações básicas necessárias para a elaboração dos trabalhos solicitados em cada uma das disciplinas envolvidas nas atividades, de forma articulada e na perspectiva de integração de todos os conhecimentos adquiridos”, comenta. Os resultados dos trabalhos serão apresentados em seminários integrados.

A atividade envolveu as disciplinas Avaliação de Impacto Ambiental Aplicada (professor Jader Lima Pereira), Controle de Poluição do Ar (professora Paula Tramontim Pavei), Recuperação de Áreas Degradadas (professor Carlyle Bezerra de Menezes), Sistemas de Tratamento de Águas de Abastecimento (Professora Marta Hoffmann) e Sistemas de Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos (professor Mário Guadagnin).

Fonte: Secom

29 de maio de 2014 às 19:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário