Unesc expande programa que incentiva a formação de professores
Prestes a concluir o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Unesc, Mariana Marcello Dal Molin viu novas perspectivas sobre o ensino após participar do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ela está no programa desde a sua implantação na Universidade, em 2012, e afirma que ele ajudou na sua formação. “O Pibid é um adicional importante às aulas e estágios. O contato com a escola, os alunos e os professores fazem a diferença”, comenta.
Atualmente, 240 acadêmicos bolsistas, 29 professores de escolas públicas, 20 docentes da Unesc e 17 escolas participam das atividades do programa, que tem como objetivo colaborar com a formação de novos professores. Os estudantes de oito cursos de Licenciatura da Unesc participam do Pibid e têm encontros semanais para realizar encontros na Universidade e ir às escolas para interagir com professores e alunos. “Conhecemos os professores e o planejamento de sala de aula deles e vemos como podemos contribuir com o ensino”, conta Mariana.
A estudante de Artes Visuais é uma das acadêmicas que participarão amanhã (11/4) do lançamento oficial do projeto aprovado pela Unesc junto a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Pibid vai receber R$ 1.931.670,00 por ano, apenas em bolsas de estudos, para auxiliar na formação de novos docentes e atualização de professores. A Universidade aprovou o projeto para quatro anos, o que significa, quase R$ 8 milhões em investimentos no programa – o projeto pode ser prorrogado por mais quatro anos.
O lançamento ocorre durante o Seminário Institucional, realizado pelo programa e pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). O evento ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, reunindo acadêmicos, professores e escolas participantes.
Segundo o coordenador de gestão do Pibid, Jeferson de Azeredo, o programa contribui para a iniciação à docência ao proporcionar que o estudante exercite, sob o olhar de um supervisor dentro da escola e um conjunto de professores dentro da Universidade, o ato de ser professor.
Congresso será lançado
No Seminário, o professor doutor Alex Sander da Silva, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), falará sobre o trabalho do Pibid e os resultados do programa. Durante o evento, será lançado também o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que ocorre de 10 a 13 de setembro de 2014, no campus da Unesc. O evento irá reunir 35 grupos de trabalhos do Brasil e do exterior.
Fonte: Secom
10 de abril de 2014 às 18:21
Newsletter
RSS