Livro conta a história do Museu de Zoologia da Unesc
Um local para educação e conscientização. Assim é o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que terá sua história contada em um livro. A obra, que será lançada quarta-feira (26/3), às 20 horas, no Espaço Cultural Unesc, traz relatos e imagens sobre as atividades realizadas ao longo dos dez anos de vida do Museu, completados em 2012.
Segundo a coordenadora do Museu, o livro conta desde como surgiu a ideia do Museu até o processo de desenvolvimento e expansão. “Ele descreve e apresenta as coleções didáticas e científicas do Museu e as suas exposições de longa duração, com imagens que irão encantar o leitor. A obra também aborda a importante relação do Museu
com a educação, com a pesquisa, e com o turismo”, afirma Morgana. A professora teve a parceria dos biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas e Silvia Damiani Simões na organização da obra.
O projeto do livro foi submetido à Lei de Incentivo à Cultura- Lei Rouanet, (Lei nº 8.313 de 1991) e aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo a Cultura e a publicação será distribuída gratuitamente às instituições museológicas e de ensino, bibliotecas e comunidade.
O livro tem o patrocínio das empresas Farben, Gendai, Jugasa, Napoly, TWA Fomento Comercial e Unitá.
Mais de 80 mil pessoas já participaram de visitas mediadas
Em seus dez anos de atividades, o Museu de Zoologia da Unesc recebeu mais de 80 mil alunos vindos de vários municípios da região Já participaram de visitas mediadas ou das diversas atividades educativas realizadas no local. Segundo Morgana, em média, o Museu recebe a visita de 1 mil pessoas por mês, vindas de 42 municípios entre Laguna e Passo de Torres. O local possui mais de 470 instituições cadastradas.
O Museu de Zoologia da Universidade possui 230 animais da Mata Atlântica e do ambiente marinho em exposição, e está aberto ao público em geral.
Premiações
O Museu de Zoologia foi reconhecido nacionalmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em duas edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Na primeira, em 2008, com o projeto “Bicho que Educa”. Em 2011, na quarta edição, com o projeto “Arte Animal”.
Em 2013 o museu recebeu da Fundação Catarinense de Cultura, o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, pela elaboração do projeto museográfico de sua nova sede.
Fonte: Secom
24 de março de 2014 às 15:38
Newsletter
RSS