Unesc realiza programa de biomonitoramento da poluição do ar e de educação ambiental em Morro da Fumaça
Avaliar a exposição da população de Morro da Fumaça à poluição atmosférica através do uso de biondicadores (utilização de espécies vegetais para avaliação da poluição do ar). Este é o objetivo de um projeto de extensão que o curso de Engenharia Ambiental da Unesc está realizando com crianças de seis escolas públicas de Morro da Fumaça, aliado a um programa de educação ambiental.
“Já foram realizadas palestras de educação ambiental, em que foi apresentado aos alunos à importância da preservação do meio ambiente e os efeitos da poluição sobre a saúde das pessoas. Além disso, com a ajuda das crianças, foram replantadas mudas da flor ‘Coração-roxo’ em floreiras nos pátios das escolas envolvidas no projeto, cultivadas inicialmente no Horto Florestal da Unesc”, comentou a coordenadora do projeto Paula Tramontim Pavei.
Os alunos, a partir de agora, se tornam agentes ambientais, atuando na conservação e observação do desenvolvimento das plantas. Nos próximos meses as flores serão coletadas para análise microscópica, na Universidade, com o objetivo de identificar as alterações que a poluição do ar causou.
“Os resultados obtidos serão úteis para o planejamento em saúde ambiental ou urbana, para o aperfeiçoamento de políticas públicas e para fornecer subsídios para a elaboração de medidas que visem reduzir os riscos à saúde associados à poluição do ar”, destacou Paula.
O projeto ocorre nas escolas Agenor Bortolatto, Biázio Maragno, Luiz Casagrande, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco e Vicente Guollo. Os colégios foram selecionados levando-se em conta sua localização e possível influência de fontes de poluição atmosférica.
As atividades são desenvolvidas pelas professoras Paula e Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann e alunas Beatriz Preuss Custódio e Brenda Luizi Daniel, com o apoio da Fumaf (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça), Secretaria Municipal de Educação de Morro da Fumaça e Sindicer (Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça).
Fonte: Secom
26 de agosto de 2013 às 12:06
Newsletter
RSS