Trabalhos sobre desenvolvimento rural da Unesc serão apresentados em Congresso Brasileiro
Cinco trabalhos de seis professores e um aluno da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) da Unesc estarão presentes no 51° Congresso Brasileiro da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural). O evento, que tem como tema “Novas fronteiras da agropecuária no Brasil em na Amazônia: Desafios e sustentabilidade”, ocorre em Belém do Pará, de 21 a 24 de julho.
Os estudos aboradam assuntos como trabalho cooperativo de vinícolas, panorama das inovações, sistema de propriedade intelectual, produção, beneficiamento e cultivo do arroz e responsabilidade ambiental. Eles foram desenvolvidos pelos professores Adriana Carvalho Pinto Vieira, Melissa Watanabe, Cristina Keiko Yamaguchi, Roseli Jenoveva Neto, Miguelangelo Gianezini, Izabel Regina Souza e o formando Gabriel Apolinário João, do curso de Administração, com ênfase em Comércio Exterior.
Trabalhos
- “Análise do nível cooperativo das vinícolas participantes à associação Progoethe, situadas na região dos Vales da Uva Goethe – SC” (Izabel Regina de Souza, Gabriel Apolinário João, Adriana Carvalho Pinto Vieira e Melissa Watanabe – todos da Unesc).
- “A pesquisa agrícola no Brasil: um panorama das inovações e o sistema de propriedade intelectual” (José Eustaquio Ribeiro Vieira Filho - IPEA, Adriana Carvalho Pinto Vieira - Unesc).
- “Influência da pesquisa em novas cultivares para a cadeia produtiva do arroz na região sul de Santa Catarina” (Adriana Carvalho Pinto Vieira - Unesc, Barbara Zanatta - Unesc, Kelly Lissandra Bruch - UFRGS, Roseli Jenoveva Neto - Unesc, Melissa Watanabe - Unesc).
“Contabilidade e a responsabilidade ambiental nas indústrias de beneficiamento de arroz: caso das indústrias de beneficiamento de arroz do extremo sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul” (Cristina Keiko Yamaguchi, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Roseli Jenoveva Neto, Melissa Watanabe, Luciana Mandelli – todos da Unesc).
- “Estudo do uso e mudança do uso da terra no cultivo de arroz nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul” (Melissa Watanabe, Igor Olssom, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Cristina Keiko Yamaguchi – todos da Unesc).
Fonte: Secom
19 de julho de 2013 às 10:321 comentário
Daniel R. Preve
20 de julho de 2013 às 04:02Cumprimentos aos docentes e acadêmicos envolvidos nos projetos aprovados no Congresso! Estudos que contribuirão para o desenvolvimento sustentável e a qualidade do ambiente de vida de nossa região.
Newsletter
RSS