AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Arquitetura e Urbanismo: carreira com várias áreas de atuação

Arquitetura e Urbanismo: carreira com várias áreas de atuação
Alunos aliam teoria à prática no Ateliê Central (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com o aquecimento do setor da construção no Brasil, o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas segue buscando cada vez mais profissionais. Conforme o Guia do Estudante Abril, os próximos grandes eventos que o País será sede – a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 – ajudam a manter aquecido o mercado imobiliário nacional e aumentam a procura por arquitetos e urbanistas.

 Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Miguel Pousadela, o arquiteto e urbanista é um profissional generalista, que tanto pode coordenar uma equipe multidisciplinar quanto fazer um projeto sozinho e acompanhar obras. A profissão permite que os formados atuem tanto no setor privado quanto público e mesclem o trabalho em empresas com o realizado em um escritório próprio. Com o crescimento das cidades, vem a necessidade de se pensar o espaço. Por isso, a área de Planejamento Urbano é uma das apostas para a atuação do arquiteto e urbanista nos próximos anos.

Na Unesc, os estudantes de todas as fases podem utilizar o Ateliê Central, um espaço exclusivo para o desenvolvimento de projetos, onde o aluno aprende interagindo com professores e colegas de várias fases. Durante o curso, os estudantes realizam saídas de campo para estudar as cidades e propor soluções, assim como acompanhar as várias fases de uma obra. Os futuros arquitetos também viajam para conhecer de perto cidades históricas e outras que foram planejadas.

Pousadela comenta que na 9ª fase os estudantes realizam estágio em uma das empresas conveniadas com a Unesc. “Muitos destes alunos são contratados ao final do estágio”, revela. O curso possui ainda projetos de extensão como o Habitat Saudável e Sustentável, através do qual professores e alunos desenvolvem soluções, no Laboratório de Projetos, para diversos problemas trazidos pelos municípios.

Fonte: Secom

30 de abril de 2013 às 09:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário