Alimentação saudável e gostosa para pacientes diabéticos na Unesc
Uma alimentação saudável e gostosa é o que todos procuram, mas muitas vezes as pessoas portadoras da diabetes acham que não podem aliar estas duas características. Pensando nisso, o Projeto Interdisciplinar Psicoeducação com Pacientes Diabéticos da Unesc realizou na tarde de hoje (5/4) uma oficina culinária com receitas saudáveis e gostosas para pacientes que são atendidos pelos serviços das Clínicas Integradas da Universidade.
O projeto, que envolve, sobretudo, os cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia e Educação Física, faz parte do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e é de responsabilidade das professoras Maria Salete Salvaro, Luciane Ceretta e da aluna de Enfermagem Patrícia Carvalho da Rosa.
Na oficina foram realizadas quatro receitas pelas estudantes de Nutrição Ana Paula Laurindo, Sara Rosa e Jayne Fernanda da Silveira. Um mousse de chocolate, um bolo de banana com casca, um pão de sardinha e suco de limão com gengibre. Cada receita apresenta ingredientes trazendo formas de combater a doença.
O mousse de chocolate é produzido com um açúcar especial, além de ser feito com um chocolate diferente, ambos encontrados nos supermercados. Já no bolo de banana com casca são usados ingredientes, como um óleo diferente do normal, leite desnatado, além de aproveitar a casca que é rica em fibras que ajudam a controlar a glicemia, da mesma forma que a canela. Já o pão de sardinha, que traz na massa linhaça, é rico em ômega 3, presente na sardinha, que transporta lipídios (gorduras ruins presentes no sangue) e auxilia no funcionamento do intestino. Para acompanhar a alimentação, o suco de limão com gengibre, que é rico em vitamina C e ajuda a controlar a glicemia.
O projeto é formado por 15 pacientes, que a cada 15 dias realizam encontros para conversar sobre temas relacionados à doença. Entre eles, o uso de medicamentos, a necessidade de atividade física, o uso da insulina, assuntos como a dificuldade com o sono e a depressão. Estes pacientes também recebem a insulina nas Clínicas Integradas.
Fonte: Secom
05 de abril de 2013 às 17:241 comentário
tatiane waltrick
24 de julho de 2013 às 17:55minha mae tem diabetes do tipo 2 descobrimos a pouco tempo e ela ja esta se tratando por isso estou pesquisando alimentos que ela possa comer sem preocupacoes gostei de algumas dicas que peguei agora no site...
Newsletter
RSS