AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc será a única universidade comunitária a receber prêmio nacional para mulheres na ciência

Unesc será a única universidade comunitária a receber prêmio nacional para mulheres na ciência
Divulgação Mais imagens

A Unesc vai ser a única universidade comunitária do Brasil a receber o Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012, nesta quarta-feira (26/9), no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A Universidade é a única catarinense na lista, conquistando o prêmio pelo quarto ano seguido – a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus é a vencedora deste ano. No país, apenas sete universidades vão receber o reconhecimento, sendo que com exceção de Gislaine, todas as pesquisadoras premiadas são vinculadas a universidades estaduais e federais.

A edição deste ano do prêmio teve como tema a Sustentabilidade. Gislaine foi premiada na área de Ciências Biológicas com a pesquisa “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”, sobre ansiedade e depressão. A pesquisadora vai receber uma bolsa de auxilio as suas pesquisas no valor de R$ 20 mil.

Gislaine atua como pesquisadora no Laboratório de Neurociências da Unesc desde 2004, com orientação do professor doutor João Quevedo. Ela é formada em Ciências Biológicas (Bacharelado), sendo que durante sua graduação foi aluna de iniciação científica e atualmente também leciona no curso de Enfermagem. Em 2011 ela encerrou seu doutorado no PPGCS e desde então vem trabalhando na linha de pesquisa de depressão.

Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco

A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. Ela é voltada à valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e ao desenvolvimento científico. A Unesc já apareceu na lista de vencedoras com as pesquisadoras Alexandra Zugno (2009), Patrícia Fernanda Schuck (2010) e Tatiana Barichello (2011).

Em sua sétima edição, a iniciativa contempla sete jovens cientistas, nas áreas das ciências Biológicas, Físicas, Químicas e Matemáticas. Entre as universidades reconhecidas estão a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

25 de setembro de 2012 às 10:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário