Professores apresentam projeto aprovado na Finep à Reitoria
Os professores do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) Oscar Montedo e Luciano da Silva apresentaram na tarde de hoje (19/9) um projeto aprovado junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) à Reitoria da Unesc. Participaram do encontro o reitor Gildo Volpato, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e a diretora da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Costa Piccinini.
Montedo aprovou o projeto “Proalumina: Desenvolvimento e revestimento interno de válvulas em cerâmica técnica”, no valor de mais de R$ 2 milhões. Os recursos serão empregados para aquisição de equipamentos e construção de laboratório, que será implantado no IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), além de bolsas de mestrado e de iniciação científica.
A iniciativa busca desenvolver válvulas revestidas internamente por alumina, uma cerâmica técnica de elevada resistência ao desgaste, para a CMC Tecnologia (Construções Mecânicas Cocal), idealizadora do Proalumina.
“Este projeto será muito importante para melhorar a infra-estrutura de pesquisa, de ensino de graduação e de prestação de serviços de engenharia da instituição”, comentou Montedo.
Proalumina
O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de revestimento interno em cerâmica para a aplicação em válvulas submarinas. Estes equipamentos são utilizados para a exploração de petróleo e gás em águas profundas, como o pré-sal. A ideia foi aprovada na chamada MCT/FINEP/AT – Cooperação ICTs-Empresas – PRÉ-SAL - 3/2010, que seleciona propostas de cooperação entre empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica, visando à solução de desafios do cenário pré-sal.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
19 de setembro de 2012 às 15:59
Newsletter
RSS