Palestra aborda empreendedorismo nas áreas da Engenharia
“Não há crescimento sem infraestrutura. O Brasil precisa de portos, aeroportos, ferrovias, estradas. E para ter tudo isso precisa de engenheiros. Se o país não tiver engenheiros, não vai chegar lá”. A afirmação foi feita pelo professor doutor Alvaro Gullermo Rojas Lezana, palestrante da Aula Inaugural do curso de Engenharia de Produção, na noite de hoje (17/8), na Unesc.
Lezana abordou o tema “Empreendedorismo e Engenharia de Produção” e contextualizou os alunos do cenário econômico e social brasileiro, apresentando pontos fortes do país e deficiências. O fato de o Brasil possuir muitas terras e um bom solo, recursos naturais, possibilidade do desenvolvimento do uso de energias renováveis, a criatividade do povo e o destaque em algumas áreas com um bom volume de publicações científicas foram apontados pelo professor chileno como positivos.
Em contrapartida, as desigualdades econômica, social e educacional, a baixa educação científica para crianças, o baixo índice de inovação tecnológica na indústria e a pouca quantidade de engenheiros seriam algumas grandes fragilidades do país. Para ele, o Brasil precisa se tornar competitivo, ou seja, fazer frente à concorrência de outros países em diversas áreas.
Lezana é professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com experiência na área de Engenharia de Produção, ênfase em empreendedorismo. Ele é doutor em Engenharia Industrial, pela Universidad Politécnica de Madrid.
Curso jovem, mas bem alicerçado
Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, a turma deste semestre é a quarta do curso, que já possui 201 alunos. “É um curso jovem, mas alicerçado também com projetos de extensão, projetos de pesquisa, PIC 170 (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e estamos em fase de projeto da empresa júnior do curso”, citou o coordenador.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Borges Ferreira, deu as boas-vindas aos estudantes e parabenizou os alunos pelo envolvimento com o curso. “Vocês devem buscar o crescimento pessoal e realizar uma busca incansável pela qualificação profissional. Estamos aqui para ajudá-los”, comentou.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
17 de agosto de 2012 às 21:222 comentários
Acácia
21 de fevereiro de 2013 às 13:36Trabalhei com um lider Eng Marcelo Guido e hoje sou enga e digo que aprendi muito com ele., no qual não tive este conhecimento na faculdade. Aqui deixo site www.tecproengenharia.com.br e tem blog Deu na Telha deste líder.
ALdo
21 de fevereiro de 2013 às 13:17Muito bom este texto
Newsletter
RSS