AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Denúncia garante que benefício chegue a quem precisa

Denúncia garante que benefício chegue a quem precisa
Daniela Savi Mais imagens

Dar mais transparência ao processo de seleção do Artigo 170 e garantir que as pessoas que realmente precisam sejam beneficiadas com a bolsa. Este é o intuito da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), da Unesc, que gerencia os procedimentos para definição do perfil socioeconômico dos candidatos inscritos para a bolsa. Este é o critério primordial para o direcionamento do benefício do governo do Estado. Depois da coleta de documentos e entrevistas, o último recurso com que se conta para evitar fraudes e falsificação de informações e documentos, evitando injustiças, é a denúncia.

Para isso existem diversas maneiras para que possíveis denúncias sejam realizadas. As urnas espalhadas pelo campus são uma delas, e podem ser encontradas na biblioteca, Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), Bloco S, Central de Informações, no Bloco Administrativo, e na própria CPAE.

Conforme a coordenadora da CPAE, Ana Lúcia Cardoso, a denúncia é muito importante. “Trabalhamos com critérios do edital. Todas as denúncias que chegam são investigadas”, contou, acrescentando que das 67 denúncias 36 foram procedentes.  Quem quiser também poderá enviar e-mail para denunciasbolsas@unesc.net.

Segundo ela, quando a denúncia chega ao departamento é avaliada pela assistente social, que chama o estudante para uma conversa. Se houver necessidade são pedidos mais documentos e feita uma visita domiciliar. Também existe uma comissão de fiscalização do Artigo 170 formada por três representantes do DCE, um representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, três funcionários da Unesc e dois representantes da sociedade civil organizada. “É a comissão que decide se o aluno vai perder ou não a bolsa, e dependendo do caso o aluno poderá perder o direito de participar do próximo processo seletivo. O recurso público deve ser utilizado por pessoas que precisam, ou seja, por pessoas que não têm condições socioeconômicas”, enfatizou. “O compromisso do processo do Artigo 170 é de todos”, completou.

Neste semestre foram beneficiados 1.020 alunos. Todos os semestres a lista dos contemplados é colocada em murais da Universidade e também no site. “O canal de denúncia é permanente. Em qualquer momento a pessoa pode fazer a denúncia, que é um compromisso como cidadão. Neste caso, sendo procedente, denúncia quer dizer justiça”, finalizou Ana Lúcia.
 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

18 de julho de 2012 às 16:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário