AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Engenharia Ambiental nas primeiras posições entre as carreiras do futuro

Engenharia Ambiental nas primeiras posições entre as carreiras do futuro
Mais imagens

O engenheiro ambiental está entre os nove profissionais que mais serão procurados até 2020. Os dados são da pesquisa Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira, feita pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

O profissional tem uma vasta área de atuação: desenvolvimento de novas tecnologias ambientais, incluindo energias renováveis, reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de produtos para uso ambiental. “O engenheiro ambiental é responsável pelo desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites dos recursos naturais, monitorando projetos e sistemas na área ambiental”, comenta Marta de Souza Hoffmann, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unesc.

Ela explica que no curso os alunos recebem formação em gestão ambiental e em tecnologia ambiental. No primeiro caso, a capacitação é voltada para o planejamento e gerenciamento de recursos naturais, planejamento do espaço urbano e rural, planejamento da recuperação ambiental de áreas degradadas por ocupação urbana desordenada ou atividade industrial potencialmente poluidora, auditorias ambientais, modelagem matemática de ecossistemas, entre outras atividades.

Já a capacitação em tecnologia ambiental visa à resolução de problemas associados às diversas atividades industriais, tais como na gestão e tratamento de águas e efluentes industriais, tratamento de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, análise do ciclo de vida de produtos, desenvolvimento de tecnologias limpas, reciclagem e valorização de resíduos, proposição e implementação de programas de monitoramento.

 

 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

09 de maio de 2012 às 08:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário