Unesc lança Parque Científico e Tecnológico
Contribuir para a potencialização e a diversificação da economia regional. Com este fim, a Unesc lança segunda-feira (11/7), às 19 horas, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), no Bairro Sangão, onde funciona atualmente o IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas).
O Iparque vai abrigar nesta primeira fase quatro institutos, já em funcionamento: IPAT, IALI (Instituto de Alimentos), Ipese (Instituto de Pesquisas Socioeconômicas) e IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), além da incubadora, que tem como objetivo o apoio à formação de empresas de base tecnológica.
O vice-reitor, Márcio Fiori, que coordenou o trabalho de criação e implantação do projeto, desenvolvido por cinco comissões que envolveram cerca de 20 pessoas, explicou que na Unesc a dinâmica de concepção de parque científico e tecnológico é inovadora. "O nosso modelo de Parque Científico e Tecnológico é inovador no Brasil. Tem origem na academia com a interação de cursos de graduação e pós-graduação, organiza as habilidades na forma de Institutos, potencializa o empreendedorismo com a incubadora de base tecnológica e oportuniza o ambiente da inovação tecnológica com o núcleo de empresas de base tecnológica. A dinâmica proporciona pesquisas e desenvolvimentos com a academia e empreendedores/empresas. Desta forma, busca-se a potencialização da economia atual da região e seu fortalecimento com a diversificação que a inovação proporciona", ressaltou Fiori.
Os Institutos
IPAT - O Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas foi criado para responder às demandas da área ambiental. Utiliza moderna tecnologia, para a articulação, confecção de projetos e soluções para a área ambiental.
IALI - O Instituto de Alimentos pretende atuar na pesquisa, desenvolvimento e inovação, na área do conhecimento aplicado em alimentos e na saúde animal, colaborando com os órgãos oficiais de fiscalização e regulamentação, a fim de garantir o controle de qualidade do produto e a segurança alimentar.
Ipese - Instituto voltado a realização de pesquisas aplicadas de mercado, socioeconômicas e demográficas, transformando seus dados em conhecimentos úteis para o público interessado. A produção do Ipese (pesquisas e estudos) constitui um importante material de apoio a ser utilizado em sala de aula. São informações históricas e atualizadas da região.
IDT - A atuação do Instituto de Engenharia e Tecnologia é voltada para as necessidades do parque industrial da região sul catarinense e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e a inovação dos seus produtos e processos de fabricação. As empresas da região têm continuamente buscado a Unesc para a qualificação do seu quadro pessoal e o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, o que tem resultado em vários convênios de cooperação técnico-científica, principalmente na área de Engenharia.
ITEC-IN - Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios - Um dos objetivos de uma incubadora é reduzir a ‘taxa de mortalidade’ das pequenas empresas, oferecendo um ambiente flexível e encorajador, e apoio para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo acessível. A Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.IN) tem como desafio estimular a criação e o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos ou serviços tecnologicamente inovadores disponibilizando espaço apropriado e condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
06 de julho de 2011 às 17:161 comentário
Lucas Crotti Zanini
11 de julho de 2011 às 22:50Parabéns à Unesc por mais um passo importantíssimo para o desenvolvimento da região.
Newsletter
RSS