Cases de sucesso são apresentados para acadêmicos de Ciências Contábeis
Três cases de empresas de sucesso da região sul de Santa Catarina foram apresentados no penúltimo dia (28/10) da 18ª Semana de Estudos e Debates de Ciências Contábeis, no auditório Ruy Hülse: a La Moda de Nova Veneza, a Farben Tintas de Içara e a Domínio Sistemas de Criciúma.
“Todo nosso planejamento estratégico foi baseado no conhecimento contabil”, afirmou o Controller da La Moda, Adair Moro. Segundo ele, houve o desejo de ser grande em 2005, e com um planejamento estratégico a empresa cresceu 2.000%. Hoje a empresa gera 1.000 empregos diretos e indiretos e possui 1.300 clientes em todo Brasil. “Somos apaixonados por essa empresa”, declarou Moro.
“Quem melhor faz auditoria é o contador”, opinou o gerente da Farben Tintas, Edmilson Zanatta. Ele contou que toda a informação para montagem do planejamento estratégico vem deste profissional. “O contador deve ter responsabilidade com essas informações”, argumentou, apontando o planejamento estratégico como ferramenta fundamental para o crescimento. “Estamos entre as 200 empresas que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos, segundo a revista Exame”, ressaltou.
Já a Domínio Sistemas, empresa de software para escritórios de contabilidade há 12 anos no mercado, implantou seu planejamento estratégico em 2006, segundo o diretor técnico, Marcondes de Borba. “Começamos em sete colaboradores, atendendo 64 clientes. Hoje somos 332 funcionários, em 15 filiais por todo o Brasil, atendendo 9.020 clientes. Atendemos 15 novos clientes por dia, na média”, relatou. Borba ressaltou a importância do profissional de contabilidade, dizendo que 35% dos funcionários da empresa têm formação na área de contabilidade e 32% na área de TI. “É pré-requisito da empresa ser formado ou estar cursando contabilidade”, avisou, destacando que o quadro de funcionários da empresa cresce 40% por ano.
FIA
Durante sua explanação, Edmilson Zanatta fez um apelo junto aos alunos chamando atenção para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência). Segundo ele, 6% do imposto de renda pode ser deduzido para a área social da região. “Enquanto o norte do estado arrecada R$ 500 mil por ano para a área social através do FIA, o sul não chega a R$ 50 mil”, alertou.
Programação
A 18ª Semana de Estudos e Debates de Ciências Contábeis encerra amanhã com confraternização e jantar dançante em comemoração aos 35 anos do curso, a partir das 20h, na Casa do Baile.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
28 de outubro de 2010 às 22:161 comentário
Susana de Souza Ribeiro da Silva
29 de outubro de 2010 às 13:51Quero parabenizar a coordenação e aos professores do curso de ciências contábeis por nos proporcionar a oportunidade de participar deste evento e também pela excelente organização.
Newsletter
RSS